Conhecido e popular, o tecido suede é frequentemente visto em revestimento de cadeiras estofadas, almofadas e sofás. Aliando conforto, praticidade e beleza, o suede é ideal para quem busca um tecido que resista ao desgaste do dia a dia sem, é claro, perder suas características.
Com acabamento idêntico à camurça e ao veludo, em geral o suede é composto de poliéster e sua maior produção acontece na China, sendo importado em grandes quantidades para solo nacional. Mesmo sendo de origem artificial, o suede não perde em conforto, estética e durabilidade quando comparado à camurça e ao veludo, pelo contrário: o tecido suede é resistente a manchas e danos causados pela umidade.
Outro atributo importante do suede é sua resistência aos famosos arranhões das unhas de gatos! Por ser mais resistente, muitas vezes o suede apresenta maior durabilidade e resistência aos arranhões, ganhando até o apelido de “tecido anti gato”. Brincadeiras à parte, ele é uma ótima opção para quem tem gatinhos em casa e quer evitar a dor de cabeça e o prejuízo do bolso. Ele também é encontrado com o nome de Super Suede, Ultra Suede, Suede e Nobuck e sua confecção não usa nada de origem animal, por isso é classificado como um tecido vegano.
Como manter e limpar o Suede
Por ser um tecido muito comum no cotidiano, é natural que pequenos acidentes ocorram, como o derramamento de bebidas em geral, molhos e outras substâncias que inevitavelmente podem causar as indesejadas manchas. Em caso de acidentes, a primeira coisa a se fazer é limpar a área do sofá de suede atingida com um pano de algodão umedecido ou com o auxílio de um papel toalha, para a absorção do líquido.
Para bons resultados em manchas antigas ou resistentes, existem no mercado produtos específicos para a limpeza mais pesada do tecido suede. Uma alternativa mais doméstica pode ser a utilização de água e vinagre branco, em medidas iguais. Passe um pano levemente embebido na solução na área do sofá a ser limpa.
Última dica: lembre-se que é importante evitar o uso de acessórios de limpeza com cerdas abrasivas e que podem causar desgaste no produto, diminuindo sua beleza e vida útil.
Agora que você já sabe mais sobre o Suede, que tal começar a programar e planejar a reforma de seus móveis estofados? Pesquise preços, se intere das tendências e mãos à obra!