Para quem quer dar uma repaginada na decoração sem quebra-quebra nem gastar com reformas demoradas, o piso laminado é uma solução econômica, prática e flexível, já que existem vários modelos, um mais bonito que o outro, no mercado.

Com tantas opções, fica até difícil escolher um modelo, não é mesmo? Mas para ajudar você, trouxemos XX dicas para você escolher o tipo de piso laminado e qual é o ideal para cada ambiente. Confira!

O que é o piso laminado?

Feito com materiais provenientes da madeira, o piso laminado oferece conforto térmico-acústico ao ambiente de maneira sustentável e econômica, ou seja, ele garante que o ambiente fique mais fresquinho durante as épocas mais quentes do ano, e mais retém o calor nas épocas mais frias.

O piso laminado é construído com 3 camadas, sendo a estampa, o miolo e a película protetora, que é o laminado melamínico, que garante a durabilidade desse tipo de piso. As réguas podem vir em diferentes tamanhos, mas é possível encontrá-las com espessuras de 7 a 8mm.

São fáceis de serem instaladas, porque possuem um sistema de encaixe. Essa vantagem permite que você possa retirá-las do ambiente, sem danificar o piso principal. Para quem mora em um imóvel alugado, é uma opção econômica de mudar a estética sem interferir na estrutura.

Leia também – curso ensina como fazer horta em casa

Piso Laminado: dicas para escolher o melhor para sua casa!

Como escolher o piso laminado?

Antes de comprar o piso laminado, é importante que você observe:

Tráfego da área: o local onde você quer instalar o piso laminado tem alto tráfego de pessoas? Áreas como salas de estar e corredores exigem materiais com maior resistência. Para isso, opte por pisos laminados com espessuras mais grossas, que aguentam arranhões e impactos;

Exposição à umidade: áreas mais úmidas requerem pisos laminados que resistem à umidade e até o molhamento eventual, como é o caso dos banheiros, lavanderias e cozinhas. Para essas áreas, o recomendado é utilizar pisos laminados com selagem especial, núcleos impermeáveis e tratamentos antimofo;

Tamanho das réguas: réguas mais finas e estreitas são opções para ambientes menores, enquanto as mais largas são perfeitas para ambientes maiores;

Estética do ambiente: existem várias opções de piso laminado no mercado com diversas estampas. A cor e o padrão devem combinar com o design desejado para o ambiente. Por exemplo: se você deseja um ambiente mais industrial, pisos laminados estilo cimento queimado podem ser uma opção para harmonizar a área.

piso laminado tipos

Qual cor de piso laminado devo escolher?

Separamos algumas dicas para você escolher o tom e a cor de piso laminado para cada objetivo.

Trazer conforto para o ambiente: se você deseja ter um ambiente mais intimista, a aposta é por cores escuras e quentes de piso laminado. Café, marrom, caramelo e preto trazem mais aconchego e tornam o ambiente mais convidativo. A desvantagem é que por absorverem luz natural, esse tipo de piso laminado pode fazer que o ambiente pareça menor;

Maximizar a área: se você quer ampliar o ambiente, a sugestão é optar por pisos laminados de cores claras e feitos com tábuas estreitas. As cores claras aumentam o efeito da luz natural, dando a sensação de ampliar o ambiente. Você pode instalar as lâminas em direção à porta de entrada para aumentar ainda mais a sensação de amplitude;

Combinando com a estética do ambiente: salas onde a decoração é estilo industrial, a tendência é optar por pisos laminados com estampa de cimento queimado. Ambientes que têm a decoração em madeira, podem usar pisos laminados tradicionais, em tons de madeira. Você pode escolher uma cor que sirva para todos os cômodos ou fazer divisões conforme as funcionalidades de cada ambiente;

Rodapés: a indicação é sempre escolher de acordo com o tom predominante do ambiente ou optar pelos modelos clássicos, como o branco ou bege claro, que valorizam o cômodo e deixam a decoração mais leve e natural.

Gostou das nossas dicas? Como você pôde ler, o piso laminado é uma das opções de reforma mais econômicas do mercado e que não precisa de grandes gastos ou mão-de-obra especializada: você mesmo pode unir as réguas e cortá-las sem maiores problemas.

Se você quer saber mais sobre decoração sem gastar uma fortuna, leia este nosso artigo com mais dicas úteis para trazer mais personalidade para sua casa!

redução de custo com troca de piso e mais.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.