Veja dicas de quais espécies incluir na decoração do seu apartamento . Plantas em apartamentos podem revolucionar e deixar seus espaço mais aconchegante

A pandemia fez o brasileiro se apaixonar por plantas. Muitas pessoas incluíram na rotina os cuidados com as plantas e até agregaram elas nas decorações. Em alta, ter plantinhas em casa agora é algo que faz parte de um conceito de estar ainda mais próximo da natureza. Mas, o que muitas pessoas se perguntam é se dá para ter plantas em apartamentos e quais seriam as melhores espécies.

Geralmente a maior questão de quem pretende cultivar em ambientes pequenos é a falta de espaço. Por isso, você pode optar pelos jardins verticais, plantas suspensas ou vasos. Se a escolha for pelos vasos, é importante prestar atenção no tamanho. Quanto maior ele for, melhor para a planta. Sobre o material, sempre é indicado o uso dos vasos de barro, pois mantêm as raízes e a terra mais saudáveis. O vaso de plástico pode prejudicar a transpiração da planta, conforme alguns especialistas. 

Se você tem uma varanda com boa entrada de luz e vento, aposte nos painéis verdes. Provavelmente você terá que ter um pouco mais de atenção quanto à manutenção do jardim vertical, mas nada como saber quais plantas usar para esse tipo de jardim não facilite. Além de lindos, eles ainda trazem benefícios, como a melhora da qualidade do ar do seu apartamento. Agora, vamos as dicas para falar sobre as melhores espécies para você cultivar no seu apartamento? 

plantas em apartamento

Espada de São Jorge

Adapta-se a qualquer tipo de ambiente, pois cresce conforme a incidência de luz que recebe. Seu visual remete a espaços modernos e combina muito bem com decorações de cunho minimalista. Você pode investir em um vaso bem moderno e colocar a espada de São Jorge na sala. 

Jibóia

Esse tipo de planta para apartamento, que cresce para baixo, necessita ficar em lugares com sombra e temperaturas mais amenas. Ou seja, pode ficar naquele lugar estratégico do seu apartamento. As regas precisam acontecer com regularidade. Como elas crescem muito uma dica é investir em pendentes com essa espécie. Uma boa pedida é apostar nos macramês. 

Jibóia Prateada 

Esta é a planta ideal para aqueles que gostam de vegetação com visual mais suave. O seu crescimento está vinculado ao espaço que tem disponível, então pode ser colocada na parede ou em vasos suspensos. Importante: ela pede luminosidade e temperaturas médias. Ela também é uma planta que cresce bastante. Então, se você tem aquela prateleira que precisa de um toque diferente, essa planta vai ficar linda nesse local. 

Cactus

colecionadores de plantas

Essa planta para apartamento é bastante democrática, pois se adapta bem ao ambiente no qual é colocado, além do estilo todo peculiar. Não carece de rega constante, tampouco de muito sol. Sem contar que estão super em alta. Portanto, comece a investir na sua coleção. 

Palmeira Leque 

Essa planta tem grande capacidade ornamental. Pode ser usada para compor um jardim interno, com bromélias e orquídeas, ou sozinha em vasos. Dificilmente ultrapassa os três metros de altura. Essa planta para apartamento não deve ficar exposta a sol pleno, mas precisa estar em ambiente bem iluminado com luz indireta ou meia sombra. Exige pouca manutenção e irrigação regular. Não tolerante ao vento.

Palmeira-ráfia

Originária da china, essa planta possui caules finos e longos, lembrando um pouco o bambu. De crescimento lento, a palmeira-ráfia leva uma inspiração tropical e oriental para a decoração do local e fica ótima em salas de estar. Ela deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente. 

Pacová

Tipicamente tropical, a babosa-de-pau possui folhas brilhantes e textura que lembra o couro. Deve ser cultivada em solo sempre úmido e em ambiente à meia-sombra. Também conhecida como babosa-de-pau, ela não deve ser confundida com a babosa (Aloe vera), essa planta é diferente e exige outros cuidados.

Clorófito

Ótima planta para se ter dentro do apartamento se você mora em uma cidade mais quente. Suas hastes são compridas e em forma de arco, e conforme cresce, você pode fazer outras mudas da mesma planta. Deve receber algum sol durante o dia e ser regada com certa frequência.

Jardim Vertical para Interior de Apartamento

Um bom caminho para decorar o apartamento com plantas e levar a natureza mais perto do seu lar é recorrer ao jardim vertical. Dinâmicos, hoje contam com uma grande variedade de vegetações e estilos que se encaixam muito bem a lugares diversos, seja apartamentos pequenos ou mesmo mais espaçosos. O jardim vertical pode ser montado em apartamentos com plantas naturais, preservada, Musgo Moss ou artificiais dependendo do espaço disponível, e garantem um ar mais puro, isolamento acústico, controle de temperatura, além da estética apurada, é claro.

Quadro Verde – Mini Jardim Vertical

Os Quadros Verdes possibilitam que você tenha todo o conceito do Jardim Vertical tradicional em um formato reduzido, móvel e elegante. Cabe em qualquer espaço, seja para decorar uma imensa sala de estar, uma loja, varanda ou mesmo apoiado sobre um móvel.

Gostaram das dicas? Sugestões podem deixar nos comentários!

Espalhe pros amigos:

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.