Vejam dicas de como fazer para ter sua própria horta seja em casa seja no apartamento, veja como é fácil e recompensador

O amor pelas plantas aflorou em muitas pessoas durante o isolamento social, assim surgiu a expressão “mãe e pai de planta”. Se cuidar de algo que cresce aos nossos olhos é incrível, consumir os frutos do trabalho de meses é ainda melhor. Veja como ter a sua horta e as melhores opções para plantar:

Dicas de como fazer para ter sua própria horta

Como fazer para ter sua própria horta

As dicas são um pouco diferentes de acordo com o imovel em que voce mora:

Horta em apartamento

Um tipo de moradia normal nos grandes centros urbanos são os apartamentos, que verticalizam as residências e possuem um espaço menor. Até mesmo em um local sem varanda e sol direto é possível criar uma pequena horta. O melhor método é o vertical, com o uso de vasos ou recipientes reutilizáveis.

Uma opção para quem tem pouco tempo é utilizar a tecnologia em prol de suas plantas, com o uso de vasos autoirrigáveis, timers para regar e até uma assistente virtual para acelerar o processo, em caso de sistemas automatizados. Obviamente os mais modernos recursos necessitam de um investimento maior, mas podem ser substituídos pela mão de obra manual. Veja quais os materiais e modo de montagem da horta:

– Vasos ou recipientes aproveitados;

– Estante, pallet, cantoneira ou qualquer outro modo de fixação na parede;

– Terra vegetal;

– Adubo;

– Sementes;

– Água.

plantas em casa

Os recipientes, previamente furados, devem ser forrados com tecido ou manta especial para evitar o vazamento da terra durante as regas, depois basta colocar a mistura de terra com adubo até o topo. Pequenos buracos feitos com o dedo são o suficiente para a colocação das sementes, já o espaçamento depende muito do tipo de hortaliça plantada e as instruções estão sempre presentes na embalagem.

 

A horta vertical deve ficar em um local que receba sol por algumas horas diárias, como varandas, sacadas, banheiro e lavanderia. A rega deve ser feita todos os dias, pois as espécies comestíveis são mais delicadas e precisam de hidratação intensa no processo de regar.

 

Neste caso, são mais recomendadas plantas menores e com uso mediano, como hortelã, manjericão, cebolinha, salsinha, coentro, dentre outras. Alface, rúcula, cebola e outras espécies necessitam de um espaço maior para crescerem.

 

Horta no quintal

Já os locais maiores podem receber uma horta tradicional feita no chão, mesmo que não possuam espaço com terra. Basta separar um local que receba bastante sol e tempo para se dedicar ao cultivo, em um mês os primeiros cultivos já podem ser consumidos. 

Os materiais são os mesmos, mas em quantidade maior, já os vasos são substituídos pela terra. Para plantações maiores é preciso tomar cuidado com pragas, como lagartas, cochonilhas e outros pequenos intrusos comuns nas hortas, para evitar basta optar pela tecnologia para sementes feitas para produzirem com maior qualidade e também soluções para aniquilar as pragas, como as da Rigrantec.

No caso da horta tradicional, é possível plantar uma infinidade de plantas para consumo, como cenoura, alface, batata, brócolis, pimenta, couve e até morangos, basta escolher os itens mais consumidos por você.

Optar pela irrigação com mangueira é uma ótima opção, assim também pode usar os bicos regadores para ajudar e acelerar o trabalho diário de regar.

Gostaram das informações?

Sugestões deixe nos comentários 

 

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.