Fogão convencional x cooktop: diferenças

Sabemos que quando chega na fase final da reforma nos deparamos com uma série de dilemas que antes nem eram imaginados. A dúvida que surge neste momento é: escolher um cooktop ou um fogão convencional? Sabemos que o cooktop é mais prático de limpar e que para a maioria das pessoas ele é mais bonito. Mas por outro lado, o fogão convencional é mais barato, além de já contar com forno.

 

Pensando nisso, separamos aqui algumas diferenças entre o cooktop e o fogão convencional. Confira!

Cooktop

fogao cooktop

Vamos conhecer agora algumas características importantes do cooktop. Veja quais são:

É mais moderno

Pensando em um estilo de decoração mais moderno e atual, a escolha certamente deve ser pelo cooktop, ele é mais elegante e moderno do que o fogão convencional. O equipamento é encontrado no mercado em muitas cores e padrões, proporcionando uma escolha mais tranquila para se adequar ao seu estilo de decoração.

Se encaixa perfeitamente no projeto

Quando falamos em cozinhas planejadas, com móveis produzidos sob medida, é muito interessante escolher o cooktop, isso porque ele se encaixa perfeitamente no projeto, aproveitando muito mais o espaço. A mesma coisa vale para cozinhas que sejam integradas a outros ambientes ou cozinhas pequenas.

É mais prático para limpar

Talvez uma das maiores vantagens do cooktop em relação ao fogão convencional. Sabe toda aquela trabalheira para limpar as laterais e atrás do eletrodoméstico? Esqueça isso! Com o cooktop, você não vai precisar se preocupar também com possíveis pedaços de comida e respingos de óleo, azeite e molho que podem cair na sua superfície.

Como a sujeira vai ficar sobre a bancada, a limpeza será muito mais prática, precisando apenas de água e detergente neutro.

Fogão convencional

Agora, vamos conhecer um pouquinho mais sobre as principais características do fogão convencional. Veja quais são:

É um eletrodoméstico mais barato

O fogão convencional quando comparado a um cooktop ganha na questão preço, ele é mais barato, principalmente por não precisar comprar o forno separado. E mais, caso o fogão escolhido seja um pouco mais sofisticado ou conte com mais bocas, ele até pode sair um pouquinho mais caro do que um cooktop.

Conta com uma mobilidade melhor

Uma das grandes vantagens de um fogão convencional é que ele conta com uma mobilidade melhor. Se você está pensando em repaginar sua cozinha, mudar os móveis e eletrodomésticos de lugar, esse fogão permite com que isso seja feito, uma mobilidade que o cooktop não tem, pois é uma peça que já faz parte do projeto como um todo.

É importante ressaltar também que estamos falando sobre o fogão mais tradicional, aquele de piso e que fica solto em relação ao armário. Mas existem também aqueles fogões convencionais e que são embutidos, esses são aqueles que não contam com pés para que sejam embutidos nos armários da cozinha. Em casos como esse, a mobilidade também é reduzida.

Agora que você já conhece as diferenças entre cooktop e um fogão convencional, saiba que na Consul você encontra os melhores modelos do mercado. Confira!

 

Espalhe pros amigos: