Pronto, a obra da sua cozinha está quase acabando e você precisa correr para comprar sua geladeira. Essa escolha não é a das mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças. Basta entender as suas necessidades diárias para comprar a sua geladeira.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher a sua geladeira. Confira!

Escolher a geladeira ideal para a sua casa

escolher geladeira

Capacidade da geladeira

Saiba que a capacidade da sua geladeira deve ser adequada às necessidades de quem vive na casa. Ou seja, uma geladeira pequena e muito cheia pode gastar muita energia, assim como uma que seja muito grande, mas que sempre fica vazia. Por isso, entenda a base de cálculo dos fabricantes:

Até 300 litros: lares com 1 ou 2 pessoas

De 300 a 400 litros: para até 3 pessoas

Acima de 400 litros: famílias grandes, com 4 pessoas ou mais.

Entenda que além de contar a quantidade de pessoas que vivem na casa, considere outros hábitos, como: você é uma pessoa que cozinha bastante? Faz compras maiores e menos frequentes ou muitas compras em menor quantidade? Costuma receber muitos convidados. Faz muitas festas na sua casa?

Levar esses fatores em conta pesam bastante na hora de escolher a sua geladeira, além de indicar qual eletrodoméstico é o ideal para o seu lar.

Economia

Você sabia que o custo inicial de uma nova geladeira pode muito bem ser compensado no longo prazo? Isso mesmo, as novas geladeiras contam com tecnologias que fazem com que os aparelhos fiquem bem mais econômicos.

Isso acontece porque essas tecnologias mais modernas exigem a temperatura ideal com uma eficiência maior do que as convencionais. Os dispositivos operam de maneira contínua, ajustando a rotação de acordo com o jeito em que a geladeira é utilizada.

Outra grande vantagem dos mais modernos refrigeradores é a sua regulagem de temperatura da geladeira e do freezer de maneira independente. Geladeiras que contam com uma porta, têm uma capacidade menor, de maneira geral. Assim, elas gastarão menos por causa de suas dimensões, mas isso em princípio.

Já uma geladeira duplex, só pelo posicionamento do freezer, por si só, acabam não afetando no consumo de energia, que vai depender mais do tipo do seu compressor.

Recursos

Agora que você já sabe qual a capacidade necessária e o estilo de sua geladeira, entenda que é muito importante entender seus recursos antes de decidir a compra. Estes recursos oferecidos pelo eletrodoméstico ajudam bastante na organização. Um exemplo disso é que a existência de uma gaveta a mais, prateleiras que sejam dobráveis e adaptáveis ou até mesmo bandejas deslizantes, fazem com que sua geladeira seja ainda mais versátil na hora de acomodar as compras, seja do dia a dia ou até mesmo para festas.

As novas geladeiras ainda contam com recursos como modo férias ou festa que fazem com que o aparelho seja ainda mais eficiente, adaptando o resfriamento dos alimentos de acordo com a sua demanda.

Mesmo sendo uma tarefa um pouco mais complicada, com essas dicas você consegue ver que não é algo impossível. Agora que você já sabe como escolher a geladeira ideal para a sua casa, garanta já a sua Consul. Confira!

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.