Muitas vezes, as pessoas compram um imóvel e vivem no mesmo lugar durante muitos anos. E quando chegam à terceira idade, acabam sofrendo acidentes, pois a casa não está adaptada para as suas novas necessidades.
Todos os cômodos merecem atenção, afinal são degraus, armários que precisam ser acessados com escadas, banheiros escorregadios, etc.Mas hoje vamos abordar especificamente sobre os riscos da cozinha. E você vai entender como é possível deixar a cozinha acessível para os idosos poderem lavar e cozinhar suas receitas .
Como adaptar a cozinha para idosos
Primeiramente é preciso reforçar que não existe uma regra para todos os idosos. Como no Brasil e em todo o mundo, as pessoas estão vivendo mais, as necessidades mudam constantemente. Ao mesmo tempo, um idoso de 60 anos tem uma qualidade de vida e passa por desafios diferentes do que um idoso de 80 anos.
Por isso, um projeto de adaptação de uma cozinha precisa passar pelo estudo do dia a dia do idoso. É preciso considerar também se outras pessoas vivem na mesma casa. Para só então identificar tudo o que será necessário para o idoso ter qualidade de vida e ainda acessibilidade.
Vamos listar abaixo alguns pontos essenciais de estrutura, organização e até mesmo espaço pensando na acessibilidade da cozinha para os idosos.
Deixe o acesso e circulação de pessoas livre e amplo
Pensando nos idosos que precisam de maiores cuidados como cuidadores, ou a utilização de andadores, é importante que as circulações sejam largas. O indicado é que corredores e passagens em uma cozinha, por exemplo, sejam de pelo menos 1,20 m de largura. Da mesma forma, portas também devem ter entre 0,90 m e 1,00 m de largura.
Mantenha uma boa iluminação do ambiente
A iluminação de espaços como área de trabalho, cozinha e banheiros precisam ter um cuidado especial quanto a iluminação. Sombras podem atrapalhar as atividades dos idosos nesses espaços, portanto é preciso que a iluminação seja uniforme, e sempre que possível natural.
Mantenha o botijão de gás fechado e em local seguro
Se a casa contar com sistema de gás de cozinha interno, com botijão de gás instalado na cozinha, é preciso mantê-lo fechado enquanto não estiver em uso. Isso garante que não haverá vazamento de gás, e consequentemente reduz riscos de explosão. Outro ponto importante é manter a circulação de ar nesse cômodo, em caso de esquecimento do gás aberto.
Remova tapetes e panos que causem escorregões
Com o avanço da idade, as pessoas começam a perder a visão periférica e a agilidade. Portanto, é muito importante que qualquer obstáculo seja removido.
Os tapetes podem até ser bonitos pensando na decoração, mas são itens que geram riscos desnecessários aos mais velhos. O mesmo se aplica a panos espalhados pela casa e especialmente na cozinha. A melhor opção é eliminar todos esses itens da cozinha.
Coloque a limpeza do chão como uma prioridade
Quando alguém cozinha, é comum que líquidos, gordura ou comida caiam no chão. Se alguma coisa desse tipo acontecer, é preciso limpar imediatamente o local e garantir que a superfície não está escorregadia.
Nesse ponto é preciso lembrar que os idosos devem fazer suas atividades dentro das suas capacidades. Afinal, é importante que se mantenham ativos independente da idade. Mas algumas tarefas como limpar o chão ou esfregar as paredes não são indicadas.
Adapte os móveis como armários e bancadas
A comida, louças e outros acessórios de cozinha devem estar sempre em locais fáceis de alcançar, sem precisar de cadeiras ou escadas para isso. Prateleiras e armários devem estar a uma altura de aproximadamente 1,40 m. Mas novamente, essa medida vai depender da estatura dos idosos que vivem na casa.
Por fim, a bancada da pia deve ter de 80 a 90cm do chão para que o idoso tenha uma postura adequada ao trabalhar.
Você já sabe por onde começar?
Agora que já listamos os pontos mais importantes da adaptação para idosos, você já pode começar o trabalho. Mas antes de mais nada, entenda quais são as principais necessidades das pessoas.
Se existirem itens como tapetes ou botijão de gás muito exposto, uma boa ideia pode ser começar por eles.
Sugestões e novos artigos podem deixar nos comentários!