Quando planejamos os espaços em nossa casa, é comum colocarmos a decoração em primeiro plano e deixarmos de lado os cuidados com a iluminação, mas a disposição inadequada das luzes pode afetar a aparência interna da sua residência e desvalorizar todo o seu trabalho no âmbito decorativo. Como muitas pessoas acabam passando por isso, preparamos este texto com os cinco erros mais comuns que você deve evitar nesse processo, seja ao posicionar uma luminária de led pendente ou ao escolher a temperatura das cores. Continue acompanhando!

Erros que você deve evitar na iluminação da sua casa

erros iluminacao

1. Definir a temperatura de cor errada para o ambiente

Escolher entre uma luz quente e uma luz fria diz muito mais sobre um ambiente do que você possa imaginar.

As lâmpadas quentes possuem tons amarelados e alaranjados e são indicadas para conferir conforto visual e estético aos ambientes, sendo ideais para locais de descanso, como quartos e salas.

As luzes frias emitem a cor branca com tons azulados, e são recomendadas para espaços que exigem iluminação muito forte, como escritórios, cozinhas e banheiros.

Se você não se atentar a esses detalhes e acabar instalando uma luz quente na cozinha e uma lâmpada fria no quarto, por exemplo, acabará prejudicando sua experiência de relaxamento e lazer no cômodo de descanso e terá dificuldades em enxergar os ingredientes apropriadamente enquanto prepara suas refeições na cozinha.

2. Instalar luminárias pendentes em ambientes de passagem ou abertos

As luminárias pendentes são extremamente elegantes e servem para trazer iluminação focada a ambientes que precisam de luz direcionada, como a sala de jantar, mas esse tipo de instalação jamais deve ser feito em ambientes de passagem da casa, como o corredor. Isso pode bloquear o caminho e até mesmo provocar acidentes.

Também não é recomendado instalar esse tipo de iluminação em ambientes abertos, porque a exposição ao vento e às intempéries podem danificar o aparelho, além disso, esse tipo de luz é pouco funcional em espaços abertos.

Para fazer um bom uso desse tipo de instalação, aposte em uma luminária pendente para sala de jantar ou para um ponto alto do teto logo acima da escada. Isso ajudará a iluminar melhor os degraus e exercerá um papel importante na composição luminosa do ambiente.

3. Decorar ambientes integrados com luminárias que não combinam

Durante seu projeto de iluminação, é necessário se atentar à planta da sua residência. Se sua casa tiver ambientes integrados, como sala de jantar e cozinha, você precisa manter um equilíbrio entre o estilo das luzes escolhidas para a composição dos dois espaços.

Por exemplo, se você instalar uma luminária pendente de formato arredondado em sua sala de jantar, é recomendável optar por luzes embutidas nesse mesmo formato em sua cozinha. Você pode fazer isso com o spot de led: basta comprar algumas unidades e espalhá-los pelo teto conforme sua preferência.

Apesar de parecer um detalhe ínfimo, esse cuidado promove uma linguagem visual muito mais consistente em seu projeto de iluminação e faz toda a diferença na aparência geral dos cômodos.

4. Não criar iluminação secundária para um espaço

Graças às técnicas de iluminação, é possível criar a sensação de estar em espaços diferentes dentro de um mesmo cômodo.

A luz principal em uma sala, por exemplo, é ideal para conversar com os amigos em um momento de descontração, mas para assistir televisão e relaxar, uma iluminação secundária e menos intensa é ideal tanto para o conforto dos olhos quanto para que o brilho da TV não seja afetado pelas lâmpadas mais fortes.

Na sua sala de jantar, você também pode criar um espaço mais intimista com luzes secundárias para uma refeição a dois e deixar uma fonte luminosa mais intensa para os jantares em família.

5. Iluminar um ambiente de maneira excessiva ou escassa

Um dos erros mais comuns ao iluminar a sua casa é fazer isso excessivamente. A iluminação demasiadamente intensa causa bastante incômodo, uma vez que o desconforto ocular causado pelas fontes luminosas pode provocar dor de cabeça e ainda desvalorizar a aparência do espaço.

A iluminação escassa também é um equívoco recorrente e acaba prejudicando o aspecto do seu lar, deixando-o escuro demais e sem vida. A maneira mais indicada de contornar esse problema é usar uma fonte de luz principal e apostar em outras secundárias para trazer harmonia e equilíbrio ao local. Para fazer essa iluminação de apoio, recomendamos a luminária de embutir, por exemplo. 

Você também pode investir em abajures, luminárias de pé, sancas, arandelas e outras formas de suprir as necessidades luminosas dos ambientes sem deixá-los pesados.

 

Espalhe pros amigos:

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.