Confira as sete dicas básicas para organizar sua mudança de forma eficiente, evitando dores de cabeça e prejuízos.

Mudar de casa é sempre uma experiência que tem muitas expectativas e ilusões associadas a ela. Porém, para que sua mudança não se transforme em um pesadelo e não faça você sentir que começou esta nova etapa de sua vida com o pé errado, é essencial que você programe todos os detalhes com bastante antecedência. Só então você será capaz de escapar do estresse e do caos que, muitas vezes, estão associados a essa nova fase.

Dicas básicas para organizar sua mudança de forma eficiente

Realizar uma mudança não significa apenas empacotar coisas e ir para casa nova, envolve todo um planejamento para que tudo saia como desejado, nada seja esquecido, que as coisas já cheguem organizadas para o novo lar, ter uma empresa de mudanças confiável para realizar o transporte, entre outros detalhes essenciais.

mudanças dicas

Planejamento: a chave para o sucesso

A mudança deve começar a ser organizada várias semanas antes da data prevista, deixar tudo para o último minuto só pode causar problemas. Nesse sentido, devemos confiar na conhecida Lei de Murphy: “se algo pode dar errado, vai dar errado”. É por isso que você deve seguir algumas dessas recomendações à risca:

Faça uma lista das empresas de mudança para que possa contratar aquela que lhe ofereça a melhor relação qualidade/preço. Porém, mesmo que você já tenha escolhido, é importante que você tenha essa lista em mãos, pois no último minuto pode acontecer de a empresa informar que não pode cumprir o seu compromisso. Para prevenir, é melhor ligar três dias antes e verificar se não há contratempos.

Identifique cada caixa

Normalmente, a empresa de mudanças trará várias caixas para embalar todos os seus pertences. Mesmo que pareça chato ou você tenha pressa, deve indicar o conteúdo em cada caixa. Quando você estiver em sua nova casa e tiver que desfazer as malas, perceberá que essa atitude vai lhe ajudar a poupar muito tempo e esforço.

Embale o máximo de itens possível, deixando apenas o mínimo para o último dia.

Livre-se de todos os pertences que não vai levar para o seu novo endereço

Este é o momento ideal para jogar fora ou doar os objetos que estão empilhados ou sem uso há anos.

Separe todos os documentos importantes

Separe os documentos importantes como: contratos, faturas, documentos bancários, entre outros. O ideal é colocá-los todos na mesma pasta e levá-los pessoalmente para sua nova casa. O mesmo se aplica a documentos de identidade, chaves ou dinheiro. Isso evitará que eles se percam no meio de tantas caixas.

Não se esqueça de avisar a todos os vizinhos a data e hora da mudança

Desta forma, poderão deixar-lhe o espaço necessário caso tenha de utilizar lugares de estacionamento ou elevador. O ideal é que você diga a eles com pelo menos uma semana de antecedência, mas lembre-os novamente no dia anterior.

Antes de finalizar a mudança, certifique-se de não ter esquecido nada.

Antes de uma mudança, Verifique cuidadosamente todos os cantos dos quartos antes de sair de casa permanentemente. Assim, você não deixará nada esquecido.

A importância de ter um seguro residencial

Outro detalhe essencial nas remoções é a segurança de seus pertences. Normalmente, o seguro residencial não cobre danos que possam ser causados ​​durante a mudança, então você deve entrar em contato com sua seguradora e perguntar se ela tem alguma extensão que possa cobrir esta situação.

Além do seguro residencial, você também pode perguntar à empresa de mudanças que contratou se ela possui uma apólice que cobre eventuais danos. Nesse caso, provavelmente você não precisará de mais nada.

Uma última opção, embora não se trate de um seguro para a casa propriamente dita, é contratar uma daquelas apólices que se destinam exclusivamente à proteção de valores durante uma transferência.

Espalhe pros amigos:

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.