Como decorar um banheiro mantendo o bom gosto e elegância?

Essa pergunta pode soar estranha, mas até mesmo esse ambiente merece atenção especial, começando pela escolha dos acessórios. O ralo linear é um dos completos para deixar qualquer banheiro lindo e muito sofisticado. 

 

No entanto, há outras ideias que podem ser colocadas em prática contribuindo para deixar esse ambiente organizado e funcional. Para lhe ajudar nessa tarefa, elaboramos esse artigo com muito carinho. Leia até o fim. 

Defina seu estilo

A decoração do banheiro deve ser feita de acordo com o seu estilo. Portanto, é preciso avaliar quais elementos podem auxiliar na decoração para que o espaço fique de acordo com seu gosto.

Você poderá escolher um dos seguintes estilos: 

 

  • Clássico; 
  • Luxuoso; 
  • Minimalista; 
  • Retrô; 
  • Moderno; 
  • Sofisticado; 
  • Vintage.  

 

Não importa o tamanho do seu banheiro, qualquer um dos estilos acima pode ser adotado, garantindo assim uma decoração satisfatória. No entanto, é preciso considerar o estilo de decoração no restante da casa, para que elas combinem entre si.

 

As cores utilizadas nas paredes podem direcionar a escolha dos móveis e objetos. Ademais, é importante pensar numa decoração funcional. Os objetos utilizados para compor a decoração devem contribuir de alguma forma com essa questão. 

 

Lembre-se que tudo começa na escolha dos itens essenciais, como pias ou cubas, bacias sanitárias, ralos lineares ou outro modelo de sua preferência e a cor do acabamento. 

 

Considere a forma de uso do banheiro

 

Há residências com um número maior de banheiros, sendo que alguns deles são conhecidos como lavabos, por ser bem menor e não possuir chuveiro ou banheira. 

 

Como são utilizados com menos frequência, por ser destinado às visitas, a decoração pode ser mais simples. É bastante usual combinar os detalhes com a sala de estar ou de jantar. O objetivo é promover um ambiente mais harmonioso. 

 

Enquanto que os banheiros merecem maior atenção e cuidado, uma vez que a decoração deve combinar com a funcionalidade. Ou seja, nenhuma peça deve ser colocada apenas por colocar. Ela deve combinar com o ambiente, mas auxiliar na organização do espaço. 

 

Se há crianças na casa, é importante pensar numa decoração segura para elas. Portanto, nada de colocar acessórios frágeis ao seu alcance. O ideal é comprar peças infantis para que os pequenos possam utilizá-las. 

 

Se for possível, separe um cantinho com seus itens e ensine a importância de manter os objetos em seus devidos lugares. É comum eles gostarem de brincar com água e utilizar brinquedinhos para deixar o momento ainda mais divertido.

 

Reserve um pote ou baldinho destinado a guardar os objetos ao final do banho. Assim, as crianças vão crescer com o senso de organização e cuidado. 

Dê atenção especial à iluminação

 

Muitas pessoas não sabem, mas a iluminação é o ponto chave de qualquer decoração, até mesmo no banheiro. No entanto, para conseguir resultados satisfatórios é importante escolher um profissional devidamente habilitado para elaborar um projeto específico. 

 

Conhecido lighting designer, ele é capacitado para atender suas necessidades e valorizar o ambiente aplicando a luminosidade certa  e valorizando os pontos de destaque. 

 

Além de contratar um bom profissional, é essencial comprar acessórios de qualidade, inclusive o ideal é que as lâmpadas sejam de LED. Mesmo que o investimento inicial seja mais alto, você não terá problemas com a sua decoração, ou mesmo precisará gastar contratando mão de obra para refazer os serviços ou na reposição de lâmpadas.

Priorize a organização

Um ambiente bem decorado precisa estar organizado. Para que isso aconteça é fundamental escolher acessórios que auxiliem na organização. Você pode optar por estantes, nichos de madeira ou armários dos mais diferentes modelos e material. 

 

Não se esqueça de combinar cada uma deles com o estilo da decoração escolhida. Dessa forma, seu banheiro ficará muito mais harmonioso e aconchegante.  Mais uma vez é importante escolher móveis de qualidade que combine com as outras peças.. 

Utilize plantas para compor a decoração

Há variadas espécies de plantas que sobrevivem bem em ambientes úmidos, o que as torna ideal para banheiros. Ademais, elas trazem frescor e sensação de intimidade, criando um clima agradável. 

 

É importante escolher com cautela, pois por se tratar de um espaço com maior abundância de água, algumas espécies não sobrevivem muito tempo. Veja abaixo algumas espécies de plantas que contribuem com a decoração e podem ser colocadas dentro do banheiro. 

 

  • Aloe vera; 
  • Zamioculca; 
  • Caládio;
  • Violetas ( mas somente se puder ficar perto da janela para receber claridade); 
  • Comigo-ninguém-pode, 
  • Peperômia; 
  • Cactos e suculentas, 
  • Bromélia, entre outros.

Conclusão

Investir na decoração do banheiro é construir um espaço adequado e totalmente preparado para a higiene pessoal, sem abrir mão da beleza e da funcionalidade. Sendo assim, é preciso separar um tempinho para pensar nas ações que resultaram na beleza desse espaço. 

 

Caso você encontre dificuldades para organizar tudo, conte com a ajuda de um profissional habilitado, pode ser um arquiteto ou decorador de interiores. Converse com ele sobre suas expectativas, gostos e necessidades. Dessa forma ele conseguirá elaborar um projeto personalizado.



Espalhe pros amigos: