Ar-condicionado split, o quê é quais suas vantagens

Conheça mais sobre o Ar-condicionado split, modelo que vem ganhando o gosto dos brasileiros

Em um país tropical como o Brasil, o calor acaba sendo predominante na maior parte do tempo e, a depender da região onde você mora, as altas temperaturas podem ser ainda mais desagradáveis. Afinal, ninguém merece ficar pingando suor, principalmente no trabalho ou em casa.

Para isso, uma das melhores invenções humanas foi o ar-condicionado, um aparelho elétrico capaz de alterar a temperatura do ambiente e deixá-lo muito mais fresco e confortável.

Se você está pensando em adquirir um ar-condicionado, uma excelente opção é o modelo split, que, além de mais bonito esteticamente, também oferece diversas vantagens para diferentes tipos de ambientes.

Modelo tradicional x Modelo Split

Ar-condicionado split

De modo geral, o ar-condicionado é um aparelho muito útil tanto para ambientes domésticos quanto para lugares como escritórios, hospitais e lojas. Isso porque oferece opções de temperatura abaixo daquela encontrada no ambiente; em lugares quentes, então, essa característica é fundamental.

Contudo, até pouco tempo atrás existia apenas o modelo tradicional, também conhecido como ar-condicionado de janela, sem muitos recursos tecnológicos e com um design quadrado, até mesmo grosseiro. Nos últimos tempos, porém, o modelo split tem se popularizado cada vez mais.

Se antes a diferença de preço era o grande diferencial entre esses dois tipos de ar-condicionado, hoje os valores ficam em segundo plano. Isso porque as vantagens de adquirir um modelo de ar split são muito maiores, mesmo que o preço ainda seja um aspecto negativo.

Como funciona o ar-condicionado split

Antes de descobrir suas vantagens, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o funcionamento deste equipamento. Ele tem duas partes, uma interna e uma externa. A externa é a chamada unidade condensadora, responsável pelo resfriamento do ar por meio de um motor com gás R22 ou de um modelo ecológico R410a.

Ar-condicionado split

Já a parte interna, que é a máquina que estamos acostumados a ver, é a unidade distribuidora ou evaporadora, peça que garante a distribuição do ar refrigerado. Dentro dela existe um pequeno ventilador capaz de espalhar esse ar pelo ambiente. Ao mesmo tempo, a unidade consegue evaporar o excesso de umidade e filtrar o ar.

Vantagens do ar-condicionado split

Mais moderno e eficiente do que outros modelos do mercado, o ar-condicionado split oferece vantagens em relação a ruídos, design e até mesmo reações alérgicas.

Menos barulho

Como o motor do ar-condicionado split fica na parte externa da casa, apartamento, loja ou escritório, o som gerado pelo aparelho acaba sendo infinitamente reduzido, causando um bem-estar extra. Basta comparar com o modelo de janela e você vai perceber o quão silencioso esse ar-condicionado é.

Design

Outra vantagem do ar split é o seu design. O modelo é muito mais leve, bonito e facilmente adaptável a qualquer parede. Atualmente já existem modelos em cores além do clássico branco, como cinza, preto, prateado e dourado.

Além disso, o modelo não costuma causar problemas no momento da instalação porque não exige grandes alterações, como quebrar paredes. É necessário apenas um furo na parede para atravessar o cano.

Ação antialérgica

Além do efeito antimofo, o aparelho também tem uma ação antialérgica por inibir a proliferação de alérgenos como o ácaro, que pode causar problemas como rinite, conjuntivite e ajudar no desenvolvimento de quadros asmáticos.

Para que isso aconteça, porém, é preciso que a limpeza do ar-condicionado esteja em dia. Então, lembre-se de fazer uma manutenção básica de tempos em tempos.

Custo-benefício

Apesar de ainda ser um pouco mais caro que o aparelho tradicional, o modelo split tem uma excelente relação custo-benefício. Além de oferecer mais conforto e qualidade na hora de gerenciar a temperatura do ambiente, o split conta também com recursos tecnológicos que ajudam a economizar energia.

Espalhe pros amigos: