Para evitar gripes e resfriados durante o inverno, é preciso preparar a casa aquecendo os cômodos, bloqueando a entrada de ar frio e decorando o ambiente 

Período de inverno? Saiba como preparar sua casa para o tempo frio 

No inverno é comum que as pessoas queiram ficar em suas casas, no aconchego e quentinho das cobertas e aquecedores, certo? Por isso é muito importante você estar com a casa preparada para esse clima, para que não ocorra o risco de contrair gripe, resfriado e demais complicações respiratórias.

Saber exatamente quais são os itens que irão aquecer o ambiente nessa estação é algo que você deve se atentar. Tapetes, persianas, aquecedores, ar condicionado, roupas de cama de pelúcia e demais itens podem te ajudar a ter mais conforto em casa nesse período.

Quando começa o inverno

(Mulher lendo um livro no inverno em casa)

O inverno aqui no Brasil se estende pelos meses de junho, julho, agosto e setembro.  Ano de 2022, o inverno irá se iniciar dia 21 de junho e se encerrará no dia 22 de setembro.

Como aquecer um ambiente

diversas maneiras de aquecer um ambiente, seja ela utilizando tapetes, forros, persianas, acolchoados e demais itens que proporcionem sensação de aconchego e quentura. Até mesmo as cores podem influenciar muito no inverno, isso porque algumas cores podem transmitir a sensação de um espaço mais quente, aconchegante e propício para o inverno.

Tapete para inverno

Os tapetes são ótimas opções para aquecer os pés e evitar o contato direto com o piso, os mais recomendados para o inverno são os de pelúcia que possuem alta camada de pelos e consequentemente gerem o efeito mais quente e macio para os pés, bloqueando o ar gélido vindo do chão.

Cores quentes inverno 

Cores quentes também podem deixar os cômodos com aspecto de aquecimento, como se você estivesse sendo abraçada pelo cômodo, bloqueando aquela sensação fria e gelada.  Esses tons podem ser incluídos tanto nas paredes, tapetes, almofadas e demais acessórios da casa, formam num conjunto de coisas que deixaram um espaço mais harmônico.

Paleta de cores inverno quente 

Essas cores são bastante denominadas por paletas de tons de vermelho, rosa e marrom, um tanto intensas e quentes, que parecem bloquear o ar frio externo. Algumas cores são:

  • Bordô;
  • Mahogany;
  • Magenta;
  • Hot pink;
  • Rosewood;
  • Punch;
  • Carmim;

Já as paletas de branco, azul e verde transmitem a sensação de um ambiente frio e gélido, por isso é bom evitar essas cores no inverno.

Roupa de cama inverno

Para as roupas de cama você pode investir em tecidos de pelúcia, esses modelos são quentinhos e aconchegantes para o frio, evitando absorção do frio ambiente.  Eles podem ser encontrados em lojas próprias de itens domésticos para casa. Essas podem ser ótimas opções para camas de crianças e bebês, por que pode evitar que eles peguem frio e proporcionam melhores noites de sono.

Ar condicionado no inverno

Sem sombra de dúvidas, o ar-condicionado é um dos maiores aliados no inverno, mas é importante saber exatamente como utilizar esse eletrônico sem causar gripe ou resfriado nos moradores da casa.  Por isso, se atente às temperaturas que irá deixar no local, caso sejam muito altas evite ter contato direto com correntes de ar externas logo após um longo período exposto ao ar condicionado.

Esse contato pode causar um choque térmico no corpo, o que resulta em dores de garganta, gripe, tosse e demais complicações na saúde decorrentes do inverno.  Além disso, o choque térmico também pode acarretar em uma paralisia facial.

Cortinas de inverno 

Apesar das cortinas parecerem mais aquecidas e propícias para o inverno, as melhores opções para esse período são as persianas, isso porque esses modelos não permitem que correntes de ar entrem para o ambiente interno, o que faz com que o com os cômodos fiquem mais aquecidos. Por outro lado, as cortinas, apesar de serem feitas com tecido, são leves e finas podendo até mesmo absorver a umidade do tempo, o que ocasionaria em um ambiente ainda mais frio.

Como fazer piscina aquecida

A piscina aquecida deve ser feita preferencialmente em locais cobertos para que no inverno o ar frio não atinja o ambiente. Esse modelo de piscina é feito com a instalação de equipamentos próprios que aquecem a água. Para a piscina aquecida é necessário:

  • Bomba e filtro de qualidade e com alta potência para a higiene da piscina;
  • Trocador de calor para aquecer a água;
  • Manta térmica para manter a água aquecida mesmo quando estiver fora de uso.

Mas se atende, porque para fazer uma piscina não basta ter um buraco na terra, materiais e água. Há todo um processo para que a construção seja feita cuidadosa e detalhadamente, garantindo a segurança dos moradores durante o seu uso. Sendo assim, o mais recomendado é contratar um profissional da área para o serviço.

Jardim de inverno em casa

O jardim de inverno é basicamente uma estufa de plantas, integrado a outros cômodos como sala de estar ou sala de jantar, o jardim de inverno é rodeado por paredes de vidro que tornam possível ter esse espaço dentro de casa. Mas não se engane, as plantas não ficarão sem luz solar ou ar natural, geralmente o espaço acima delas é aberto, ou seja, é como se fosse um acesso para o lado de fora indexado dentro de casa.

Essa pode ser uma excelente maneira de ter um pouco da natureza dentro de casa e ainda melhorar a circulação do ar e a luz solar no interior da residência.

 Jardim de inverno em casa)

Como fazer um jardim de inverno em casa

O primeiro passo para montar um jardim de inverno é saber exatamente onde será o local da instalação, geralmente o espaço é localizado embaixo das escadas, na sala de estar ou sala de jantar. Depois de escolher o local, chame um profissional da área para avaliar se o espaço é adequado para o jardim, caso esteja tudo em ordem ele poderá ser construído.

Depois desse processo, selecione as plantas que deseja colocar em seu jardim, também é bom analisar exatamente uma posição em que elas possam receber a luz solar constantemente. Até porque você precisa ter em mente que as plantas já ficarão em uma espécie de estufa, então precisa se certificar de que elas também terão acesso ao ar natural.

Assim que a construção do jardim estiver pronta e as plantas já estiverem em seus devidos lugares, é um excelente momento para você incluir alguns itens de decoração como pedras, argila, pinhas, fontes de água e demais acessórios.

Depois de pronto, ofereça os devidos cuidados para as plantas no inverno, regando-as, colocando fertilizantes, eliminando pragas daninhas e realizando demais cuidados para que o espaço fique sempre bonito e saudável.

Jardim de inverno no quarto (h4)

O jardim de inverno no quarto é montado exatamente da mesma maneira citada anteriormente, a única coisa em que você precisa ser tentar é se a construção poderá ser concluída com sucesso, sem afetar a estrutura do ambiente e podendo proporcionar a luz solar e o ar natural necessário para as plantas. Esse é um projeto que fica igualmente bonito e pode dar ao quarto uma sensação de ambiente calmo, tranquilo e aconchegante, além de melhorar a circulação do ar à noite.

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.