Qual a melhor internet para ter em casa? Quais são os critérios para contratar uma internet de qualidade para nossas casas? Existe algum tipo de pacote que funcione melhor do que outro? A internet em fibra ótica contratada pelo telefone Americanet continua sendo a melhor do mercado ou devemos optar por outra empresa?

A internet residencial é quase como um móvel essencial ou um alimento em nosso cotidiano: já não conseguimos ficar sem. Isso acontece porque, atualmente, literalmente tudo pode acontecer pela internet, desde uma simples conversa com um amigo, até uma entrevista de emprego ou rancho. É isso mesmo, alguns mercados já possibilitam a realização de rancho através de aplicativos como o iFood.

É por essas e outras que, cada vez mais, as pessoas buscam por melhores opções de provedoras de internet. Não basta apenas ter um preço bom, é necessário que a conexão seja de alta qualidade, preferencialmente que funcione sob fibra ótica, com um suporte técnico especializado e telefone que atenda sempre que necessário.

Uma empresa com todos esses quesitos em conta não tem como ser ruim, como é o caso da Americanet. Por fim, você deve olhar o valor, por mais que ele pareça o mais importante em primeira análise. Você vai entender quando pagar muito barato por um serviço que só lhe irrita, diariamente: é mais fácil pagar um pouco mais e ter um serviço de qualidade.

É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos ajudar você entender mais sobre qual a melhor internet para ter em casa, levando todos os critérios que já mencionamos anteriormente em conta. Acompanhe-nos até o final e saiba mais, vamos lá!

Qual a melhor internet para ter em casa: critérios essenciais

Qual a melhor internet para ter em casa

Conexão que funcione com fibra ótica

O primeiro que temos que levar em conta, é o tipo de conexão da internet. Qual a melhor internet para ter em casa? Nenhuma outra senão a fibra ótica. Trata-se do melhor tipo de conexão existente no mercado nos dias atuais, portanto, jamais podemos aceitar que uma provedora forneça outro tipo como rádio ou cabo de cobre.

No início dos anos 2000, a fibra ótica ainda não era difundida no Brasil, chegando em massa até mesmo nos locais mais remotos por volta do ano de 2012. Até este ano e em alguns anteriores, era comum que as conexões mais utilizadas fossem a conexão via rádio ou cabo de cobre, uma pior do que a outra.

Durante mais de uma década, elas foram suficientes para substituir a internet discada via rede de telefonia móvel, suprindo as necessidades de uso de internet residencial e até mesmo empresarial, mas se tornaram obsoletas com a chegada da fibra ótica, que é muito mais estável, transmite uma conexão de dados muito mais rápida e é muito mais barata.

Apenas recomendamos que escolha a conexão por rádio em locais muito remotos e no interior, aonde nenhuma provedora chega com fibra. Assim, é mais recomendável o uso da rede via rádio, pois ela se dissipa melhor através de campos abertos, mas ainda sim não possui uma boa qualidade.

Quantidade de mega suficiente

Além disso, de nada adianta ter uma boa internet fibra ótica em casa, se a conexão e quantidade de mega não estejam de acordo com as conexões simultâneas que ocorrem dentro de casa. Por exemplo: se na casa moram 4 pessoas e a internet é de apenas 10 mega, com as conexões ocorrendo simultaneamente na parte da noite, a velocidade ficará horrível.

10, 15 e até 50 mega são indicados para pessoas que moram sozinhas ou, no máximo, com outra pessoa. Acima disso, 100 mega já são necessários para que todas as conexões ocorram de forma estável e com boa velocidade.

Suporte 24hs

Por fim, respondendo como terceiro critérios para sua dúvida sobre qual a melhor internet para se ter em casa, é necessário que o suporte da empresa seja 24hs, principalmente quando falamos da parte técnica. Nunca sabemos quanto um problema pode ocorrer, assim, podemos ficar sem conexão no início da noite devido a um curto circuito.

É de suma importância, nestes casos, que a empresa esteja sempre disponível para atender seus clientes, sendo necessário abordar esse tipo de pergunta antes mesmo de assinar um contrato anual.

Qual a melhor internet residencial?

Bem, respondemos alguns critérios que podem ajudar você a encontrar a melhor internet residencial para sua casa. Em suma, não há internet perfeita, mas sim aquela que combina mais com suas necessidades, devido à quantidade de mega sempre variar de necessidade entre as casas.

De forma geral, o único detalhe que recomendamos sempre estar atento é se o suporte é eficaz e sempre disponível, além da necessidade da conexão ser fibra ótica. No mais, você adequa conforme suas prioridades de conexão. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas para escolher sua internet residencial. Até a próxima!

Espalhe pros amigos:

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.