Alguns problemas comuns no fogão elétrico podem deixar qualquer pessoa de cabelos em pé, afinal, estamos falando de um eletrodoméstico extremamente essencial em nosso dia a dia.
O fogão elétrico é um dos elementos centrais de qualquer cozinha, então, a sua avaria ou mau funcionamento pode criar muitos incômodos na vida cotidiana. Porém, pode acontecer que o uso diário deste aparelho leve ao desgaste ou quebra de alguns componentes, causando um bloqueio geral ou parcial do seu funcionamento.
Vamos ver como se comportar quando o fogão elétrico não liga ou se um ou mais bicos estiverem bloqueados. Leia com a gente e conheça alguns dos problemas comuns no fogão elétrico!
Como um fogão elétrico é composto?
Em primeiro lugar, antes de conhecermos os problemas comuns no fogão elétrico, é bom tentar compreender como é composto um fogão desse tipo, para estar mais familiarizado com o seu mau funcionamento.
As partes bem visíveis, que todos conhecemos, são obviamente os fogões e as grelhas sobre as quais normalmente pousamos as panelas e os puxadores que permitem que a chama acenda.
Para além dos vários componentes dos fogões de vitrocerâmica ou de indução, é necessário ter em consideração o local de instalação e eventuais problemas nas ligações elétricas, o que é bastante comum no caso dos fogões de canto.
Um fogão elétrico, como você bem sabe, além de estar ligado ao gás, também está ligado à eletricidade, assim existindo também um botão de ignição em seu corpo.
Também no interior do fogão encontramos os “queimadores”, que são os bicos, de onde saem às chamas, e o termopar, que é um mecanismo de segurança que permite que o gás “escape” apenas na presença da chama.
Problemas comuns no fogão elétrico: o que fazer se ele não ligar?
Quando o fogão elétrico não funciona, as causas podem ser diferentes. Obviamente, a primeira possibilidade a ser considerada é a de um problema com a alimentação da chama do mesmo. O não acendimento do fogão pode, na verdade, estar relacionado com a falta de eletricidade ou gás.
O primeiro passo é, portanto, verificar se tudo está perfeitamente conectado, se não há falha de energia em toda a casa, por exemplo, ou se o interruptor conectado ao recuperador foi desligado por engano.
O mesmo deve ser feito verificando se a torneira do gás está aberta e se o mesmo sai bem do fogão rodando os seus respectivos botões. Esses são problemas comuns no fogão elétrico que podem causar interrupções na operação desses modelos em questão.
Se tudo estiver conectado corretamente, o problema pode ser mais sério. Uma primeira verificação pode dizer respeito, por exemplo, ao botão de ignição do gás.
Este, ligado à eletricidade, pode de fato ser danificado com o tempo e não enviar o sinal à estufa. O fogão externo, ou seja, a placa, deve ser removida após desligar a energia, para verificar com um testador a presença de continuidade entre os contatos do botão.
Problemas com o transformador ou termopar
Dois outros componentes que podem ser danificados e impedir o funcionamento da placa são o transformador e o termopar. O transformador, usado para converter a corrente, pode não funcionar se um dos contatos de entrada ou saída falhar e, neste caso, será necessário substituí-lo.
A falha do termopar, por outro lado, impede o gás de chegar aos queimadores e, assim, permitir o acendimento das chamas.
Isso também pode acontecer quando o tubo de gás não está montado corretamente, em qualquer caso é aconselhável verificar as causas e substituí-lo se necessário para restaurar o funcionamento da placa.
A menos que tenha conhecimentos específicos, no entanto, o conselho é sempre contatar operadores especializados em conserto de fogão, capazes de identificar rapidamente a avaria com total segurança e providenciar uma reparação eficiente, sem riscos para coisas e pessoas.
O fogão elétrico não aquece bem?
Se o fogão elétrico da sua cozinha não aquece bem e uma operação simples como ferver água se torna uma espera sem fim, é possível que o problema esteja na calibração do termostato do mesmo. A solução é retirar a placa elétrica e ajustar o curso da placa girando o parafuso do termostato.
Os fogões elétricos clássicos têm dois parafusos para ajuste, você encontrará o segundo atrás da alça para a temperatura. Neste tipo de fogão, o parafuso traseiro regula a temperatura mínima, ou seja, quando o termostato tem que desligar, enquanto o parafuso frontal regula a máxima.
A operação levará algum tempo para encontrar a configuração correta e você terá que fazer algumas verificações para se certificar de que tudo está funcionando corretamente e não correndo riscos.
Lembrando novamente que é indicado chamar um especialista em conserto de fogão elétrico, garantindo maior segurança tanto para você quanto para toda a sua casa, devido a problemas que podem surgir durante manutenção indevida do fogão em questão.
Problemas comuns no fogão elétrico: ele não gera calor?
Se o fogão elétrico não gera nenhum tipo de calor, o problema muito provavelmente consiste na interrupção da resistência elétrica que, como visto acima, atua como elemento de aquecimento.
Em alternativa, a falha se encontra no comutador, botão de gestão do fogão, que tem a função de ligar e desligar a resistência. Na melhor das hipóteses, pode ser um fio qualquer sujo, caso contrário, o mesmo pode quebrar e, portanto, deve ser substituído.
Recorde-se que, por se tratar de um aparelho que necessita de corrente eléctrica, a placa superior elétrica deve ser manuseada com muito cuidado. Apesar de ter uma composição bastante simples, tentar consertá-la sem ter conhecimento específico pode ser perigoso.
Por isso, se o seu aparelho apresentar problemas, é sempre melhor fazer valer a garantia do produto ou contatar um especialista que poderá resolver o problema num curto espaço de tempo, sem gerar maiores riscos, conforme já mencionado e reafirmado anteriormente.
Última dica: antes de já ir trocando seu fogão devido ao primeiro conserto não dar jeito no problema aparente, leve a outro especialista, muitas vezes se trata de algo simples que não foi percebido pelo primeiro, facilmente resolvido e bem mais em conta do que um fogão elétrico totalmente novo. Até a próxima!