Se você deseja aplicar um desenho em um bordado, a melhor forma é por meio do bastidor, um anel em que você prende o tecido e faz os desenhos ou escritas com as linhas desejadas. O seu uso é recomendado principalmente quando existem problemas de tensão do ponto.
Assim, você cria peças personalizadas, cheias de detalhes e personalidade. E para saber mais sobre o que é este produto e como utilizá-lo corretamente, continue lendo este texto!
O que é e para quê serve o bastidor?
O bastidor para bordado é um anel utilizado para prender o tecido para realizar desenhos e escritas em um local. E o melhor de tudo é que ele deixa o tecido esticado e não permite que ele se movimente, independente do que você fizer.
Logo, você possui total certeza de que não vai ficar torto, melhorando o resultado. Logo, a utilidade do quadro bastidor é a de prender a peça para fazer peças decorativas únicas.
E com o bastidor de madeira você pode fazer tudo o que imaginar. Afinal, uma vez que você prende a peça neste item, se torna mais fácil utilizar diferentes técnicas, seja o ponto corrido, alinhavo, partido, atrás, nó francês, ponto de carreira ou corrente, minhoquinha, pé de galinha e ponto cruz, entre outros.
Como utilizar este objeto?
Para fazer o uso correto do bastidor de bordado, existem três passos os quais você deve seguir. O primeiro é a escolha correta, já que existem opções pequenas, médias e grandes. Logo, analise a peça que você quer fazer para decidir qual será o anel.
Feito isso, tenha em mente qual será o desenho ou o que será escrito. Agora, basta transferir o traço para o pano com um papel carbono e, no local em que o papel está marcado, é onde você deve fazer os traços. Uma dica aqui para que o papel não saia do lugar é utilizar um clips.
Com o desenho preparado, entramos no último passo, que é prender o tecido no bastidor de bordado e começar a traçar as linhas. Para isso, você deve tirar a porca e a peça de metal, encaixar o tecido o mais esticado possível e com o desenho centralizado, fechar o item encaixando a porca na peça de metal novamente e começar o bordado com o bastidor.
De quais materiais ele pode ser feito?
O modelo mais comum é o bastidor de madeira redondo. No entanto, você também encontra modelos feitos de bambu e de plástico, além de opções quadradas e retangulares.
Por outro lado, existem opções de diferentes tamanhos que serão mais ou menos úteis conforme as dimensões da peça que você deseja fazer. Mas apesar das diferenças entre os materiais de composição do bastidor para bordado, isso não influencia no resultado e nem no quão fácil é realizar o desenho; por isso, escolha o que você se sente mais confortável.
Gostou de saber mais sobre o bastidor para bordar? Então compartilhe este texto com alguém que ama bordar!