Uma das áreas de startups mais promissoras é o mercado de beleza e estética. Segundo a Euromonitor, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e estética do planeta, atrás de grandes consumidores como Estados Unidos, China e Japão.

Segundo a Daniela Fidellis, consultora especialista no assunto, o número de profissionais do setor no Brasil cresceu mais de cinco vezes, passando de 72.000 para 480.000. A indústria cresceu a uma taxa média anual de 4% nos últimos 10 anos.

Mesmo durante a pandemia, o segmento se manteve ativo e em crescimento devido ao maior uso de tecnologia para locação de serviços e compra de skincare por meio de aplicativos.

Então, se você está buscando trabalhar nesta área e até mesmo ter sua própria clínica de estética, este artigo é para você.

Modelos inovadores

Modelos de negócios inovadores estão ganhando força durante o distanciamento social. É o caso dos clubes de assinatura, por exemplo.

No Brasil, 12% dos clubes de assinatura são voltados para cuidados pessoais, segundo dados coletados pela pesquisa da Betalabs. Estamos falando de empresas que entregam regularmente kits cosméticos personalizados aos consumidores por um período predeterminado, com receita previsível.

No entanto, não são apenas os produtos de beleza que se destacam nesta pandemia. De acordo com uma pesquisa da GetNin​​jas, a categoria de serviços de beleza teve um aumento de 54% na demanda em 2020, com mais de 200.000 pedidos ao longo do ano.

Isso tem a ver com as pessoas não poderem ir aos salões e salões de beleza, trazendo os prestadores de serviços para dentro de suas próprias casas.

Cuidado capilar

Os salões de beleza têm mais mulheres em massa, mas também têm um grande número de clientes do sexo masculino.

Os serviços capilares variam dos mais simples aos mais complexos. Isso permite que a empresa tenha um catálogo mais amplo que pode atrair mais consumidores.

Por exemplo, hidratação e escovação simples podem ser feitas. Mas também existem tratamentos como restauração capilar, coloração, relaxamento, etc. O objetivo do cliente é sempre criar mechas bonitas e saudáveis.

Mas a diversidade não é a única estratégia para atrair usuários. De fato, o surgimento de empresas que utilizam tipos específicos de fios também é uma tendência. Por exemplo, cabelos cacheados ou crespos.

Afinal, investir nesse tipo de negócio exige um marketing especializado e bem planejado. No entanto, as divulgações de uma empresa precisam ser direcionadas ao seu público-alvo para atingir os objetivos desejados.

Design de sobrancelha

O nicho de design de sobrancelhas é outro nicho diversificado que vem atraindo cada vez mais profissionais e consumidores. Especialmente porque as sobrancelhas são o que definem as expressões faciais.

Para este serviço, muitos profissionais e empresas utilizam a tecnologia visual. Com ele, o rosto do cliente é estudado para determinar o melhor design de sobrancelha. Os resultados irão então corresponder ao formato do rosto e à personalidade do usuário.

Nesse sentido, é comum iniciar um negócio apenas para levantar as sobrancelhas, mesmo na forma de franquia.

Mas também é possível combinar serviços com outros serviços, como depilação e manicure no mesmo espaço. Assim, os clientes realizarão alguns serviços importantes de higiene no mesmo local para se sentirem bem consigo mesmos.

Os profissionais estão cuidando do rosto da mulher. Ilustração de texto sobre o mercado de estética.

O design da sobrancelha pode ser feito usando diferentes técnicas.

Estética masculina

Segundo a pesquisa, o mercado brasileiro de tosa masculina é o quarto maior do mundo. perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Japão.

Da mesma forma, globalmente, a indústria de cuidados masculinos alcançou um faturamento de US$ 57,7 bilhões em 2017. Espera-se que esse número atinja US$ 78,6 bilhões em receita até 2023.

Segundo a Abihpec, 54% dos homens frequentam regularmente salões de beleza. Dos entrevistados, 45% disseram que se consideram super vaidosos.

Além disso, a grande variedade de tratamentos de higiene masculina abriu as portas para novos ramos lucrativos. Por exemplo, os homens cuidam das unhas com cutículas e esmalte.

Eles também estão principalmente preocupados com seus cabelos e pele. O público masculino representa 35% do mercado de beleza, e esse número está crescendo.

Até porque, muitas empresas vêm investindo em espaços de personalização masculinos. Por exemplo, além de cuidar da barba e do cabelo, esses negócios também oferecem espaços para relaxar.

Vale ressaltar que os homens também frequentam espaços unissex. Então, se o objetivo é começar uma empresa que atende tanto homens quanto mulheres, isso não é um problema.

Depilação

As opções de utilização dos serviços de depilação são as mais diversas. Começando pela depilação, existem diferentes técnicas no mercado.

Existem também diferentes tipos de ceras utilizadas para clientes que buscam maior conforto.

Além da depilação, o mercado também oferece serviços como depilação leve e depilação com fio. Adequado para diferentes partes do corpo: virilha, axilas, pernas, rosto, etc.

Por isso, vale ressaltar que a depilação é um serviço que pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres. O número de homens que se depilam aumentou ao longo dos anos.

Como iniciar um negócio no mercado da beleza?

Embora menos flexível, uma franquia é mais fácil de atrair clientes, justamente por ter uma marca conhecida.

Também é importante facilitar o método de pagamento, trabalhando com uma máquina de cartão de crédito e débito apropriada.

Além disso, ela tem menos chance de cometer erros porque seu plano de negócios foi testado e corrigido, se necessário.

É uma das coisas que torna a mortalidade da franquia tão rara. Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham há dois anos. Isso se compara a 23% para empresas que abriram capital do zero.

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Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.