Muitos empresários sonham em ter um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido devido às oportunidades apresentadas pelo Mundo Virtual. O mundo digital tem muitos benefícios, mas também apresenta alguns desafios.

A loja on-line está aberta 24 horas por dia, e os clientes podem fazer transações a qualquer momento.

Por outro lado, alguns ajustes precisam ser feitos para um acesso adequado através de smartphones. Um exemplo pode ser usado para mostrar os principais desafios do comércio eletrônico nos dias de hoje.

Ao menos comece a entender melhor esta e muitas outras necessidades deste mercado e aprenda o que você pode fazer para superá-las? Continue aprendendo mais sobre os desafios.

O desenvolvimento do comércio eletrônico no país

Durante a pandemia, as operações de empresas em todo o mundo foram adversamente afetadas. No setor do turismo, as vendas diminuíram. Um aumento significativo nas vendas foi provocado por esta nova realidade em áreas como o comércio eletrônico.

No primeiro semestre de 2021, o mercado de vendas on-line no Brasil atingiu 53,4 bilhões de reais, um aumento de 31% em relação a 2020, de acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em análise de dados e informações.

A base de lojas Nuvemshop teve um aumento de 205% nas vendas, como mostrado no relatório. O método de pagamento com cartão de crédito tem também demonstrado mais preferência entre consumidores na Internet.

Ainda há muito potencial de desenvolvimento, como evidenciado pelo fato de que o comércio eletrônico continua a bater recordes ano após ano. É importante estar ciente das dificuldades que surgem para aqueles que querem vender on-line.

Há uma série de pontos no comércio eletrônico que são considerados desafiadores. Vamos falar sobre isso mais tarde.

Controle a logística reversa

A logística é uma das tarefas mais difíceis de concluir no comércio eletrônico. Há várias questões nesta área que podem ser destacadas pela logística reversa.

Este é um processo que lida com devoluções e trocas. Para funcionar sem problemas, você precisa coletar itens e definir novos passos para novos produtos, estorno de pagamento e chargeback.

Supere os problemas logísticos

Os atrasos na entrega são a principal causa de reclamações dos clientes. É uma tarefa complicada para evitar isto.

Problemas de armazenamento, gerenciamento de estoque ultrapassado e falta de comunicação com transportadoras e entregadores são alguns dos problemas que as empresas sofrem.

É necessário elaborar uma política de retorno e intercâmbio. A política deve tentar cumprir a promessa aos consumidores. Os canais de atendimento ao cliente podem ajudar a melhorar a comunicação.

Superando os desafios fiscais

A legislação e a tributação são algumas das questões para aqueles que trabalham no setor. A lei é incapaz de acompanhar o crescimento do comércio eletrônico. A substituição tributária e a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são duas das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas.

Os comerciantes têm de pagar impostos sobre itens que não foram vendidos porque isso afeta o preço dos itens.

Evite o abandono do carrinho

Os clientes chegam à sua loja on-line, escolhem o produto que precisam e abandonam a compra se houver muitas ofertas.

O abandono de um carrinho de compras é famoso. Os altos custos de envio, demasiadas informações desnecessárias no registro e a má navegação no site são algumas das razões pelas quais este fenômeno é possível.

Construir um bom relacionamento com os clientes

Serviço claro e objetivo e vontade de enfrentar obstáculos são o que você precisa para atrair clientes e mantê-los como consumidores de sua loja.

Este é um grande desafio para os empresários virtuais, que muitas vezes falham em fornecer feedback rápido e humano e fornecer soluções para os problemas de seus clientes. O comprador pode perder a confiança e desistir do negócio se a falta de preparo do vendedor for alguma indicação.

Monitore as principais métricas

É inútil tentar fazer tudo da melhor maneira possível e depois não verificar se o trabalho funcionou.

As principais métricas para seu negócio incluem taxas de conversão, tráfego do site, valor médio por pedido, e muito mais. Sem estes dados, é impossível planejar o futuro do negócio.

 

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Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.