É um fato cientificamente comprovado: um ambiente organizado faz com que a sua cabeça funcione melhor, estimula a concentração e a criatividade, diminui o estresse, deixa a sua vida melhor e a sua rotina mais simples.
Leia Tambem – Veja como organizar sua cozinha escolhendo uma boa mesa de jantar sob medida
Atingir a organização pode não parecer uma tarefa muito fácil, principalmente em ambientes que já estão muito bagunçados, mas é possível! Tempo, paciência e um bom organizador são apenas algumas das ferramentas que facilitam a organização de um ambiente, deixando qualquer lugar muito mais agradável e gostoso de conviver.
Para te ajudar nessa missão, separamos nesse post 3 dicas de organização consideradas essenciais, e que são relativamente fáceis não apenas de aplicar no momento da organização mas também de manter no dia a dia, mesmo em rotinas corridas. Continue lendo e confira!
1 – Disponibilize tempo e paciência
Para organizar um ambiente muito bagunçado, é essencial que você disponibilize, acima de tudo, duas coisas: tempo e paciência. A primeira fase da organização é difícil, longa e cansativa, e se abandonada na metade, pode ser ainda pior para a motivação. Por isso, o mais indicado é escolher um período de férias, um fim de semana ou um feriado estendido para realizar esse projeto, e entender que ele pode não ser completado em um único dia.
No caso de vários ambientes, como uma casa, o mais indicado é organizar um de cada vez, ao invés de tentar todos ao mesmo tempo. Dividir o grande projeto em tarefas menores facilita o processo e atrapalha menos a convivência nos ambientes que estão sendo organizados.
2 – Conte com o poder dos organizadores
Caixas organizadoras, organizadores de gavetas, potes organizadores para cozinha, cestos organizadores… Atualmente, existe um tipo de organizador para qualquer função, e eles são extremamente úteis na hora de organizar seus ambientes e mantê-los organizados.
Entender como cada tipo de organizador pode se encaixar no seu ambiente e na sua rotina vai ajudar (e muito!) a sua missão de organização, e com certeza eles se tornarão essenciais na manutenção do seu sistema, seja ele qual for.
3 – Diga adeus ao que não é mais útil
Na hora de organizar, a regra é clara: se não tem mais utilidade, precisa ir embora. Isso se aplica a itens quebrados, danificados e também a itens que estão em perfeito estado de conservação mas não se encaixam mais na sua vida ou rotina atual.
Itens quebrados ou danificados podem ser consertados ou reciclados, e itens em bom estado podem ser doados para que sirvam um novo propósito. O acúmulo de itens sem utilidade é um dos maiores riscos à organização que existem, e abrir espaço para novos itens mais úteis é sempre uma boa ideia.
Dica bônus: tudo volta para seu lugar
Depois de um longo e cansativo processo, você olha para tudo organizado e pensa “como eu vou manter assim?”. A resposta é simples: tudo deve voltar para o seu lugar logo após o uso. Essa prática ajuda a evitar o acúmulo de bagunça e transforma a manutenção da organização em uma rotina diária, ao invés de uma missão assustadora.
Se você quer saber mais dicas de decoração, dicas de organização e dicas de bem estar, está no lugar certo! Navegue pelo nosso blog e leia mais sobre como deixar a sua casa e a sua vida muito mais simples e agradáveis.