Veja nossas dicas incriveis para escolher sofa para sua casa!

Quem compra seu imóvel, seja pelo programa minha casa minah vida, seja por algum outro financiamento, sabe que nem sempre é barato comprar os móveis para mobiliar a casa. E um dos móveis que costumam ser  mais caros para comprar é mesmo o sofá. Nem sempre o mais caro é o melhor, e para ajudar você a não gastar mais do que o necessário, vamos dar algumas boas dicas de como escolher sofá. Acompanhe.

Como Escolher Sofa

como escolher sofa

Defina o ambiente que será utilizado

A primeira dica para escolher o sofá ideal está em definir o ambiente em que ele será utilizado. Um sofá para Home Theater é totalmente diferente de um sofá para uma sala de estar ou um home office. Por exemplo, caso o sofá fique na sala de Home Theater, um sofá confortável, talvez reclinável e com chaise retrátil. O sofá para a sala de estar deve ter um assento que fique confortável para as pessoas ficarem sentadas – às vezes mais curto que os sofás para salas com TV. Por isso, a primeira dica é pensar sempre no ambiente que será utilizado.

À prova de crianças

Quem tem filhos deve considerar comprar sofás com tecidos fáceis de limpar ou, então, utilizar capas de proteção. Nesse caso específico, as peças de couro e couro sintético não são uma boa opção, já que são fáceis de riscar com caneta. “Também não recomendo comprar sofás com quinas muito duras, pois há o risco de choque para as crianças”, acrescenta Ferreira.    Caso o móvel seja usado diariamente pelas crianças, uma dica é colocar sobre ele um acolchoado, pelo menos nos momentos em que os pequenos estão deitados ou sentados nele. “Se sujar, é só lavar. Assim, a criança fica sempre num local limpinho e o sofá se mantém conservado”, sugere Silvia.

Atenção ao tamanho da sala

O tamanho da sala dita o do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Caso o ambiente seja pequeno e possa receber apenas uma peça de dois lugares, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro, por exemplo.

Fácil de limpar

Em uma casa com bebês ou crianças, todo o cuidado é pouco. Sofás com tecido de Sued, PU/PVC são mais fáceis de limpar. E se você tem animais de estimação, prefira tecidos que não são tramados, pois eles são mais fácil de serem arranhados. Sempre confira o manual do produto antes de limpar o sofá.

Pesquise bastante os preços

Impossível não pensar no preço e naquela relação custo-benefício de sempre. Como disse logo no começo, o sofá é um item que nos acompanha durante muitos anos. Por isso, não devemos ir diretamente no mais barato. Devemos analisar a qualidade, estrutura (os de madeira são sempre melhores), conforto, cor, tamanho e tudo o que relacione custo-benefício. Aí sim, tomar a decisão final.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam escolher seu sofá com sucesso ok?

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários

Até a próxima

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.