Se você está no mundo corporativo, procurando um emprego, ou simplesmente acompanha as notícias, provavelmente já ouviu a palavra “startup”.

 

E provavelmente você deve ter pensado: o que significa startup?

startups

Derivada do termo em inglês “start up”, que significa “começar” ou “dar início”, essa palavra ganhou popularidade nos últimos anos por definir um novo tipo de empresa, que surgiu em resposta e para acompanhar a evolução da sociedade globalizada e tecnológica na qual vivemos atualmente.

 

Por isso, nas startups, a palavra de ordem é inovação, e elas se diferenciam um pouco das empresas nos modelos mais tradicionais.

 

Quer entender melhor o que é startup, como elas funcionam, o que as diferencia das empresas “comuns”, e o que é Galena, a startup que vai te ajudar a construir uma carreira de sucesso? Então continue lendo que vamos esclarecer tudo. Vem!

 

Novas necessidades, novos caminhos

Se você já pediu uma comida pelo iFood, já usou uma carona do UBER, alugou um apartamento pelo QuintoAndar ou abriu uma conta no Nubank, então você já teve contato direto com uma startup.

 

Essa nova modalidade empresarial está se tornando cada vez mais comum ao redor do mundo, principalmente entre os usuários de tecnologia, e isso se deve principalmente ao fato de que a tecnologia e sua constante evolução é uma das principais avenidas pelas quais as startups são capazes de inovar.

 

O principal diferencial entre as empresas startups e as empresas nos modelos mais tradicionais é que as startups não tem um modelo tradicional, um processo específico ou regras a serem seguidas. Elas surgem a partir de ideias, conceitos e projetos que atendem certas necessidades do mercado de maneira inovadora e criativa. A ideia é que qualquer pessoa pode começar do zero e transformar algo em realidade através de sua iniciativa e trabalho.

 

Porém, a ausência de um modelo de negócios pré-determinado pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem quando falamos sobre o que é uma startup.

 

Sem um modelo rígido, essas empresas são livres para trilharem seus próprios caminhos em direção ao sucesso, encontrando soluções para seus desafios da maneira que julgarem mais eficiente. Em compensação, não ter um modelo pode fazer com que esses desafios se tornem invencíveis, já que não existe um guia a ser seguido nesses momentos.

 

Outra das características principais dessas empresas é o fato de que, no início, elas têm poucos recursos financeiros e humanos para atuar no mercado, apesar de contarem com uma grande dose de entusiasmo para conseguir vencer as dificuldades impostas pelo mercado em si e também pelos concorrentes mais tradicionais.

 

Todo mercado é competitivo, e com startups não é diferente. Por isso, a maioria fracassa logo no início, enquanto outras conseguem sobreviver até a fase de escalabilidade e atingir o sucesso que buscam.

 

O primeiro passo

Nas startups, o principal meio de financiamento é o que são chamados de “investidores-anjos”.

 

Os investidores-anjos são pessoas (geralmente executivos ou empreendedores) que já tem experiência na área da startup em que estão investindo, e que possibilitam o desenvolvimento e crescimento dela através de duas principais maneiras: investindo capital, ou seja, dinheiro para que a operação seja efetivamente iniciada e realizada; e agregando também sua experiência de mercado, oportunidades de networking e muito mais.

 

Por isso, para atrair investidores-anjos, o empreendedor — que nesse caso é a pessoa ou grupo de pessoas que tem a ideia inicial da startup — precisa já ter um protótipo do seu produto ou serviço, ou ao menos um projeto muito bem elaborado e desenvolvido, para que ele consiga convencer seus potenciais investidores-anjo de que sua ideia vale a pena e trará futuros retornos.

 

Educação inovadora

E quando o assunto é sobre o que são startups, é impossível não falar de inovação: criar novas maneiras de solucionar problemas, criar possibilidades e abrir portas para novas oportunidades são passos essenciais para construir um futuro melhor.

 

E foi a partir desse pensamento que surgiu a Galena, uma startup brasileira focada em educação, que prepara jovens de uma maneira inovadora e completa para ingressarem no mercado de trabalho e darem início a uma carreira de muito sucesso. Quer saber mais sobre como ela funciona? É só clicar aqui e conferir!

 

Para mais conteúdos sobre mercado de trabalho, empreendedorismo e sucesso profissional, continue navegando pelo blog e confira mais posts!

Espalhe pros amigos:

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.