Quais são os tipos de roedores domésticos? Onde eles se encontram? Qual vale mais a pena ter em casa em relação aos outros? Se formos olhar com cuidado veremos que não há melhor ou pior roedor doméstico, faremos um resumo das suas principais características, mas não podemos dar a certeza de que correspondem a todas as espécies.

Neste conteúdo, buscamos exemplificar de forma clara quais são os tipos de roedores domésticos, para você que busca um animalzinho de estimação diferente possa se inspirar na hora da compra. Leia conosco!

Quais são os tipos de roedores domésticos mais afetuosos?

Aqui está uma coisa ainda não citada, além do hamster, podemos adotar outros roedores que ficam muito felizes em ter um humano com eles. Claro, os hamsters também merecem destaque, pois aqui no Brasil esses amiguinhos conquistaram um lugar entre os principais animais de estimação há alguns anos.

Sabemos muito bem que esses amiguinhos têm uma vida curta, mas nos últimos anos eles sabem nos dar uma série de emoções que ficarão para sempre em nossos corações.

Eles também são muito inteligentes e limpos, mas no início cabe a nós conquistar a confiança deles, porque começam com uma espécie de desconfiança em relação ao homem e só depois de confiarem em nós é que procuram um relacionamento.

Depois dos cães e gatos nas nossas casas, de acordo com os principais levantamentos, os coelhos são encontrados como animais de estimação, esses que são considerados pertencentes à família dos pequenos roedores.

Certamente são animais de estimação muito inteligentes e afetuosos, mas para eles é necessário raciocinar antes de adotá-los.

Embora você possa comprá-los em pet shops, deve saber que o cativeiro é realmente difícil para eles, se você o adotar também deve prever muitas horas de liberdade ou sempre terá um animalzinho muito triste.

Até mesmo correr livremente pela casa pode deixá-lo feliz, evitando deixá-lo muitas horas em uma gaiola, não importa o quão grande seja, pois não o fará feliz.

Outro aspecto muito importante a se levar em consideração é a sua delicadeza, seus ossinhos também podem se quebrar facilmente se você não aprender a pegá-lo nos braços com os devidos cuidados, então se quiser que ele viva em contato com crianças pequenas, pense muito bem.

Até os veterinários aconselham nunca o levantar do chão o pegando com as mãos, mas sim deixá-lo subir e depois movê-lo ou, pelo menos, deixá-lo se mover para ser pego.

Estas são de longe as raças mais doces e afetuosas, outros pequenos roedores como a chinchila e esquilos são sempre bons amigos que você pode adotar, mas terá que levar em consideração que por sua natureza eles não gostam de contato com humanos e, portanto, será difícil interagir.

Quais são os tipos de roedores domésticos que existem?

Afinal, quais são os tipos de roedores domésticos que existem e que podemos adotar? Devemos fazer uma distinção precisa entre os roedores domésticos e todos os presentes na natureza. Na verdade, estamos falando de um total de 500 espécies de pequenos animais, mas menos de dez podem sobreviver em cativeiro.

Além disso, entre os últimos existem espécies que são felizes e vivem bem em cativeiro e outras que, ao invés disso, permanecem na defensiva em relação aos humanos ao longo de suas vidas.

Saímos com os nossos amigos hamsters, pequenos roedores com uma vida média de quatro anos, mas que podem passar de dez anos, habituados a viver em cativeiro e felizes apenas se manejados com a devida atenção, na verdade possuem hábitos que não podem ser desviados porque fazem parte da sua natureza.

Precisam de espaço para correr, preferem descansar durante o dia e brincar à noite, adoram roer e não querem outros como eles na sua jaula.

Se não possuem o espaço certo, ficam nervosos e fazem com que seu mal-estar seja bem compreendido. Se você tentar conquistar a confiança deles, certamente poderá construir um bom relacionamento.

Hamster

Os hamsters são animais de vida mais longa, por isso é bom saber que podem ultrapassar uma década, precisam de cuidados e atenção, por isso considere estes detalhes bem antes de decidir sobre a sua adoção.

Amam companhia, vivem bem em pares e são afetuosos e atenciosos até com os humanos que os adotam. Não têm medo do homem e por isso são capazes de dar muito carinho.

Coelho anão

O coelho anão se assemelha aos hamsters em muitas características, vive alguns anos menos e é mais medroso, deve ser conquistado em termos de confiança tal como os pequenos hamsters.

Chinchila

A chinchila, que ao vê-la se assemelha a um grande esquilo com uma pelagem mais tendendo a tons de cinza, é um animalque há anos correu o risco de extinção ser usada para casacos de pele feitos com seu pelo.

Felizmente, agora também foi reconsiderada como um animal de companhia e está fora de perigo. É um personagem solitário, não gosta de contato com pessoas e humanos, mas é muito inteligente, surpreendendo com quantas coisas é capaz de aprender.

Gerbil

Quais são os tipos de roedores domésticos? Chegamos ao gerbil. O gerbil é um pequeno roedor parecido com o hamster, com uma alma mais independente, adora observar o que está ao seu redor e é muito curioso. A adoção é recomendada para quem infelizmente não tem muito tempo para se dedicar ao seu animal de estimação.

Agora que já sabe quais são os tipos de roedores domésticos, pode começar a analisar qual deles combina mais com a sua necessidade e com base no seu cotidiano, levando em conta se vai poder dar atenção ao seu amiguinho ou não, optando assim por um animal mais independente. Até a próxima!

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.