Nos últimos anos, o valor da conta de energia não para de crescer, algo muito negativo para todos. Para evitar os gastos excessivos é preciso fazer algumas mudanças e adaptar os equipamentos. Um dos aparelhos que mais causam dúvidas sobre seu gasto é a maquina de lavar, que quando usada com sabedoria não eleva a conta.
A máquina está no mesmo patamar que a geladeira, ar condicionado, chuveiro e fogões elétricos, com a diferença que é muito menos utilizada e , por isso, não costuma afetar tanto na fatura de luz. Veja como evitar a conta alta no final do mês:
Dicas para economizar energia com a máquina de lavar
Junte a roupa
Usar toda a capacidade da maquina de lavar é uma medida muito inteligente. Os quilos suportados podem ser considerados de acordo com o peso de cada item ou seu volume, assim um travesseiro grande e leve não pode ser lavado com outras peças, diferente de 15 calças jeans em uma máquina de 12kg. As roupas não podem ultrapassar o peso e a medida do tambor, ou ocorrerá um acúmulo de produtos e a sujeira não será eliminada.
Selo de desempenho INMETRO
No momento da compra é essencial verificar o selo do INMETRO presente, que classifica o aparelho de acordo com seu nível de gasto, de A a G. O modelo de máquina de lavar mais econômico usa 0,25 kWh de luz, enquanto a que mais consome energia é a que também seca as roupas, em média 1,60 kWh, mas é uma opção indispensável para quem não possui espaço ou tempo para secar naturalmente. Logo, optar por máquinas entre A e C é a escolha mais inteligente quando se procura por economia na conta de luz.
Escolha do ciclo certo
Todas as máquinas de lavar possuem variados ciclos, cada um para uma lavagem específica. As básicas podem usar o rápido, as pesadas contam com um tempo maior de lavagem e assim por diante. Ao escolher o ciclo maior para roupas que não necessitam, é desperdiçado mais tempo de uso de energia. O mesmo ocorre com a água, que é dosada conforme a roupa, mas como nem todas as máquinas são eletrônicas, é preciso prestar atenção para não desperdiçar também.
Seque naturalmente
Como o processo de secagem é o que mais requer energia elétrica, é recomendado usar apenas em casos específicos, sempre que possível a secagem natural deve ser feita. O varal é um forte aliado da economia, apesar de levar mais tempo para finalizar.
Troque a água quente
Trocar o ciclo de água quente por produtos que tiram manchas e higienizam é uma boa opção, o vinagre e os que são encontrados no mercado.
Com essas mudanças a redução do consumo de energia elétrica é notada no final do mês, sem sofrimento ou lavagens à mão, são apenas uns pontos para prestar atenção. Vale lembrar que máquinas mais antigas gastam em excesso e que existem modelos novos especialmente projetados para economizar luz, como os fabricados pela líder de mercado Brastemp.
Sugestões e novas dicas usem os comentarios!