O agravamento da pandemia promovida pela disseminação da COVID-19 mudou diversos hábitos alimentares entre indivíduos ao redor do mundo, que passaram a procurar refeições mais saudáveis e variadas. Contudo, a necessidade de reduzir saídas fez com que muitos estocassem cada vez mais comida, exigindo um planejamento interno mais eficiente. Visando melhorar esse ponto, separamos 3 dicas (e alguns bônus!) para organizar sua geladeira. Confira!

3 dicas para organizar sua geladeira

3 dicas para organizar sua geladeira

1. Prateleiras na parte superior

Devido à distribuição do sistema de refrigeração da geladeira, as prateleiras na parte superior tendem a ser um dos espaços mais gelados desse eletrodoméstico. Por isso, o ideal é dedicar essa área para produtos que exigem essa condição, como geleias, manteigas, margarinas, queijos, entre outros.

Em entrevista à Casa Vogue, a especialista em organização Rafaela Oliveira ainda explicou que “(…) se quiser, acomode tudo em uma bandeja de plástico ou acrílico. Isso facilita na hora de arrumar a mesa”.

Além disso, acreditamos que outras vantagens podem ser obtidas através dessa medida. Afinal, uma vez distribuídos nesses objetos, o manuseio interno e a limpeza da geladeira se torna extremamente mais simples, dinamizando seu funcionamento.     

2. Prateleiras na parte intermediária

De maneira geral, as prateleiras na parte intermediária da geladeira, principalmente a segunda, devem ser usadas para doces como gelatinas, mousses, pudins e outros itens.

Abaixo, na terceira divisão, o ideal é reservar para sobras de alimentos, desde legumes cozidos à carnes. Vale destacar que essa reserva deve ser a curto prazo, visto que, mesmo em um ambiente refrigerado, os alimentos podem estragar. Portanto, estoques a longo prazo devem ser feitos no congelador. 

3. Prateleiras (e gavetas) na parte inferior

Em linhas gerais, as prateleiras na parte inferior devem ser dedicadas a itens mais pesados, principalmente de vidro, como garrafas de suco e vinho.

Logo abaixo nas gavetas, legumes e verduras devem ser colocados, sempre muito bem embalados. Apesar de ser senso comum, essa medida tem uma explicação plausível, uma vez que essa área possui mais humidade, sendo ideal para essa categoria de alimentos.

Bônus!

Algumas ações simples podem colaborar ainda mais com a organização da sua geladeira, como a distribuição de itens nas portas. Nesses espaços, a variação de temperatura é mais notável, exigindo que os alimentos colocados nesse setor tolerem essa mudança.

Rafaela Oliveira, no mesmo material citado anteriormente, ainda explica alguns pontos para se evitar ao máximo nesse sentido. De acordo com a especialista, “(…) segundo a vigilância sanitária, os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira, pois a porta sofre frequente mudança de temperatura, e isso acelera sua deterioração”.

Também é fundamental que se tome cuidado com objetos pesados nesses setores. A colocação de garrafas de vinho e suco na parte inferior não é uma aleatoriedade, visto que evita potenciais sobrecargas nesses setores e mantém esses itens devidamente refrigerados.

Vale destacar que, apesar de parecer padrão, a temperatura em cada prateleira, principalmente na primeira e na última, pode ser afetada por modelos que contem refrigerador embutido. Nesse sentido, basta lembrar que, na maioria esmagadora dos casos, as áreas mais próximas a esse setor são as mais frias.

 

Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.