Entenda o que é e como funciona uma incorporadora de imóveis.Veja como ela pode te ajudar na tomada de decisão ao investir em imóveis.

Nos dias de hoje, uma incorporadora é uma empresa muito comum no meio entre corretores e clientes que desejam comprar um imóvel. Saber o que são e o que fazem é essencial no mercado atual e ajudará você a contratar uma empresa de qualidade.

É comum confundir com uma construtora. Mas não se preocupe! Neste artigo explicamos as diferenças e como funciona a parceria entre eles. Acompanhe conosco e fique por dentro de tudo!

Incorporadora de imóveis – do que se trata?

Bom, para entender o conceito da incorporadora de imóveis e evitar a confusão, vamos explicar primeiro o que é uma construtora:

“ Como o nome já indica, a construtora é a empresa responsável pela construção e pela execução física do imóvel. Literalmente o que ela faz é a construção civil: contrata mão de obra (trabalhadores), máquinas, equipamentos e tecnologia de construção, além de inspeções de qualidade e testes tecnológicos para a realização do material do empreendimento.”

incorporadora

Em muitos casos, a construtora é contratada pelo desenvolvedor para realizar o trabalho. Suas funções não incluem planejamento imobiliário, venda, promoção da empresa ou seu financiamento.

 

E a incorporadora?

A incorporadora de imóveis é a empresa responsável por identificar oportunidades, adquirir o imóvel e realizar estudos de viabilidade para o empreendimento. É a empresa que empreende e que articula o negócio imobiliário como um todo.

No caso, a  palavra incorporação utilizada para identificar essas empresas refere-se à atividade de formalização do registro de condomínio de imóveis no registro mestre (registro de imóveis) que é feito no cartório (cartório público) do registo predial relevante.

 

O que ela faz efetivamente?

Podemos dizer que a principal tarefa de um incorporador é estudar o mercado imobiliário da região onde o empreendimento será construído. Portanto, cabe a eles assessorar a construtora responsável pela obra sobre os melhores bairros, o valor do metro quadrado, oportunidades de crescimento, etc.

Com base em estudos socioeconômicos, o desenvolvedor traça um perfil dos potenciais compradores e suas principais características. É através dessa análise que também se define o valor dos imóveis.

Se você busca comprar um imóvel na planta mas não sabe analisar as opções, falar com um incorporador pode esclarecer suas dúvidas. Haverá uma visão geral do potencial de valor de compra, a segurança da área e alguns outros fatores que são decisivos na compra.

 

E a imobiliária? O que ela faz?

As tarefas das agências imobiliárias vão desde o apoio na procura de um imóvel que satisfaça as suas necessidades até à celebração do contrato. Isso porque os imóveis e seus profissionais devem ter habilidades que vão desde a dinâmica do mercado imobiliário até o conhecimento jurídico. O Código Civil e o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) regulamentam essas atividades e garantem a qualidade do serviço prestado.

Para quem procura um imóvel, residencial ou comercial, o agente atua como terceiro nesta busca. É recomendável que a imobiliária esteja localizada na mesma região onde você pretende alugar ou comprar o imóvel. Isso porque os profissionais se especializam na área em que atuam e podem encontrar com mais facilidade imóveis que atendam aos critérios definidos pelo cliente.

 

Considerações finais

Bom, se você anda estudando a compra de um imóvel, esperamos que essas informações ajudem e te dêem embasamento na hora de tomar essa tão sonhada decisão. O mercado brasileiro no pós pandemia anda bastante aquecido e pode ser um ótimo momento para fazer esse investimento, que tem garantido boa rentabilidade aos compradores.

Por fim, ja falamos em outro artigo sobre como usar o fgts para amortizar o financiamento, leia e aproveite

Se vocês ainda possuem alguma dúvida, ou tem sugestões, podem usar os comentários abaixo!



Espalhe pros amigos:
Avatar de Analice gomes

Escrito por

Analice gomes

Analice Gomes é Jornalista e Redatora e atua aqui em nosso site buscando informações para auxiliar nossos leitores em tudo sobre imóveis, decoração e tudo mais para o lar.