Dicas de decoração sustentável têm sido cada vez mais pesquisadas por pessoas que desejam ter um lar que expresse toda a personalidade dos moradores, bem como uma maneira de ter um estilo de vida mais consciente.
A decoração sustentável não só evita o consumo excessivo e o descarte massivo de itens, mas cria ambientes confortáveis que podem se manter atemporais e funcionais por longos anos.
Para quem quer trazer a decoração sustentável para seu estilo de vida, reunimos 7 dicas para você decorar os ambientes da sua casa da melhor maneira possível.
O que é a decoração sustentável?
Leia também – veja como fazer uma horta em casa
A decoração sustentável é um movimento, dentro do design de interiores, que preza valores ecológicos para criar ambientes com estilo, gerando o mínimo impacto ambiental possível.
Na decoração sustentável é possível usar materiais renováveis, reciclados e não tóxicos, que garantem o conforto dos moradores e diminuem o desperdício de recursos. Esse tipo de prática também preza pela eficiência energética, utilizando sistemas de iluminação e ventilação inteligentes para diminuir o consumo de energia.
Reaproveite e restaure itens
Uma das tendências da decoração sustentável é o reaproveitamento e o restauro de móveis. Você pode revestir cadeiras, pintar mesas ou usar itens comprados em antiquários ou de família para decorar os ambientes, dando uma estética mais vintage para a decoração.
Potes de azeitona ou palmito podem se transformados em porta temperos. Livros antigos podem trazer charme para uma estante. Faça uma análise de tudo o que você já tem para tentar incorporar aos ambientes.
Você pode criar um puff, banquinhos e até caminhas para pets com pneus, por exemplo. Solte sua imaginação!
Escolha materiais sustentáveis
Grande parte das empresas do ramo de construção têm investido esforços para a criação de materiais mais ecológicos. Existem pisos de bambu e de madeira de reflorestamento, até tintas com baixo VOC, que são compostos orgânicos voláteis. Todas essas ações visam minimizar o impacto ambiental e podem ser consideradas na hora da reforma.
Iluminação eficiente
A iluminação eficiente vai além da decoração sustentável: por ser capaz de reduzir o consumo de energia, ela resulta em economia no final do mês. Você pode optar pela instalação de painéis fotovoltaicos ou painéis de aquecimento solar, dependendo das suas necessidades.
Outra dica é aproveitar a luz natural, com janelas mais amplas, que além de iluminar os cômodos, garante a ventilação dos mesmos, reduzindo custos com climatização. Para iluminação artificial, as lâmpadas LED são opções econômicas e duráveis.
Já pensou em decorar com plantas?
Você pode ter um mini jardim em casa, seja com plantas ornamentais ou até mesmo pensar em ervas que são fáceis de serem cultivadas, como alecrim, hortelã, lavanda, manjericão, entre outras.
Elas não só purificam o ar, aumentando os níveis de oxigênio, mas trazem um toque de verde e beleza, além de terem ação direta no bem-estar físico e mental. Para os aventureiros, ainda é possível cultivar hortaliças e legumes em geral, garantindo uma alimentação 100% orgânica e livre de agrotóxicos.
Faça compras conscientes
Nenhuma das nossas dicas farão sentido se você comprar por comprar. Cada compra deve ser pensada, avaliada se realmente é necessária e se fará diferença. “Menos é mais”, mas desde que faça sentido para você.
Antes de comprar, verifique se são produtos eficientes, que ajudarão na redução do consumo de energia elétrica ou de água, por exemplo. Móveis podem ser escolhidos de acordo com a produção, como madeira de reflorestamento, demolição ou certificadas.
Prefira empreendedores locais
Parte da decoração sustentável também privilegia empreendedores locais. Você não só terá um móvel, mas ajudará também na economia regional e local, além de reduzir o consumo de carbono, evitando transportes longos.
Dê preferência a móveis multifuncionais
Eles se adaptam facilmente às mais variadas necessidades sem afetar a decoração sustentável como um todo. Sofás-camas, mesas dobráveis e até prateleiras modulares podem ser encaixadas nos ambientes sem sacrificar a decoração.
Ter consciência ambiental impacta diretamente na escolha da decoração sustentável, assim como toda escolha feita e pensada na durabilidade dos itens escolhidos. Com as nossas dicas, você pode ter sua casa mais aconchegante e que reflita seu estilo de decoração sem agredir o meio ambiente.
Adotando a decoração sustentável no nosso dia a dia, estamos escolhendo um futuro mais ético que prioriza a responsabilidade ambiental. Gostou das nossas dicas? Leia mais sobre decoração econômica clicando aqui!
E se você quer mais ideias incríveis, deixe nos comentários abaixo e descubra como continuar essa jornada sustentável!