Ter a casa própria ou o apartamento dos sonhos acaba sendo um desejo da maior parte dos brasileiros. No entanto, para que isso seja possível, é necessário avaliar quais são os melhores bancos para financiar imóveis. Dessa maneira, mesmo que você não tenha o montante total naquele momento, poderá adquirir o imóvel.taxa
No entanto, é necessário fazer uma boa pesquisa no mercado para garantir que as taxas e juros pagos sejam justos com o seu bolso. Então, conheça, abaixo, algumas das principais instituições financeiras que irão te ajudar com isso.
Leia Também – Aluguel de casa em Curitiba
O que é financiamento de imóvel?
O financiamento de imóvel está diretamente ligado com a possibilidade de pagar, parceladamente, por um imóvel, seja ele um apartamento ou uma casa. Na maior parte das vezes, esse processo poderá ser efetivado por meio de uma instituição financeira, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo.
Muitos bancos podem oferecer as opções de financiamento, mas o que difere de um para o outro são as condições de pagamento propostas, envolvendo taxas de juros, duração de contratos e o valor do imóvel financiado. Por isso, é válido prestar atenção a todos os detalhes, por menor que eles sejam.
Melhor taxa de financiamento imobiliário: Itaú
Pensando nos melhores bancos para financiar imóveis? Então o Itaú pode ser a opção certa para o seu caso. Dentre todos os bancos, no ano de 2021, ele é o banco com a melhor taxa de financiamento para imóveis, levando em consideração todas as outras opções do mercado.
O principal critério de desempate para com os outros bancos é que o Itaú oferece uma facilidade de contratação para essa categoria de crédito. Todo o processo pode ser realizado por meio da internet, uma opção bastante considerável, principalmente em tempos de pandemia.
Será possível fazer uma simulação do seu financiamento direto pelo site do banco. É por meio dele que o valor do imóvel poderá ser informado, bem como o valor de entrada, a data de nascimento e por quanto tempo você pretende pagar pelo imóvel. Depois disso, o resultado da simulação ficará disponível.
Santander
O financiamento imobiliário do Santander fica empatado com o do Itaú quando falamos sobre taxas e juros. No entanto, assim como explicado anteriormente, o oferecido pelo banco Itaú tem a disponibilidade de um processo inteiramente on-line, sem que o solicitante precise sair de casa.
No Santander, você encontra taxas de 6,99% ao ano além da Taxa Referencial. É importante lembrar que esse valor de juros é praticado apenas para quem já possui algum vínculo com o banco. Por isso, para quem não é correntista ainda, o crédito poderá ficar mais caro, chegando a 10% ao ano, mais o TR.
Ainda assim, este é um dos melhores bancos para financiar imóveis, visto que oferece um prazo de pagamento bem mais amplo que os demais. Ele poderá ser contratado com até 420 parcelas, equivalente a 35 anos. Por isso, verifique todas as condições antes de fazer a solicitação.
Crédito imobiliário com juros de poupança
Você sabia que o crédito imobiliário com juros de poupança existe? Esta é uma nova modalidade que consiste na união de alguns bancos que se interessaram pela prática. O Inter, Itaú e Caixa já são adeptos e podem acabar favorecendo muitos correntistas que desejam a casa própria.
Por meio dessa modalidade, há uma cobrança da taxa básica, que é somada ao percentual de rendimento que a poupança paga. É importante lembrar, também, que o rendimento da poupança sempre estará ligado diretamente com a taxa Selic. Sendo assim, levando em consideração o cenário de 2021, são 2,75% de juros ao ano.
A partir desse ponto, fica ainda mais fácil descobrir como é feita a cobrança do crédito imobiliário com juros diretamente voltados para a poupança. Colocando em prática, há uma taxa fixa para a base de cálculo. É por meio dela que a taxa anual da poupança mais a TR serão aplicadas.
Ainda assim, antes de acreditar que essa é a melhor modalidade para solicitar e financiar o seu imóvel, é importante verificar todas as condições. Só assim será possível compreender o que faz bem, ou não, para a sua saúde financeira, bem como as taxas e juros poderão influenciar no seu rendimento anual.
CET das operações
O Custo Efetivo Total pode acabar interferindo diretamente nas suas operações. Quando for contratar um crédito imobiliário, não é correto se prender, unicamente, às taxas de juros mostradas. Isso porque, nem sempre, elas serão capazes de corresponder à realidade e causarão prejuízos a curto e a longo prazo.
O ideal é que você considere o Custo Efetivo Total, também conhecido como CET, o qual é composto pela taxa de juros e por outras tarifas que são aplicadas diretamente pelos bancos. Isso irá incluir o IOF e a cobrança pela abertura de crédito. Alie isso à escolha dos melhores bancos para financiar imóveis.