Veja como evitar cair em fraudes no minha casa minha vida e como denunciar, acompanhe aqui!

O Governo Federal lançou nos últimos anos um pacote com diversos programas populistas para melhorar a qualidade de vida da população, e um deles foi o Minha Casa Minha Vida. Porém, algumas famílias descobriram maneiras de burlar as regras e fraudar o programa, aqui você vai conhecer tudo sobre essa prática.

Entenda o que é o Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida foi lançado pela primeira vez em 2009, sendo um programa do Governo Federal que ajuda na compra de imóveis por famílias que não possuem as condições realizar essa grande compra a vista. O sistema está disponível por todo o Brasil, e já melhorou a qualidade de vida de mais de 3 milhões de famílias. O programa já está em sua terceira fase, que deverá durar até 2018. O Minha Casa Minha Vida é uma ótima alternativa para sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria.

Fraudes no Minha casa minha vida – conheça as mais comuns

fraude-minha-casa-minha-vida

As fraudes abaixo costumam ocorrer com mais frequência, veja:


Casas que não existem

Algumas organizações criminosas conseguiram uma forma de realizar financiamentos através do programa Minha Casa Minha Vida para imóveis que se que existem. Para isso os envolvidos apresentam documentos falsos, e o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal disponibilizavam o dinheiro. Os criminosos também desenvolviam escrituras falsas, que ajudavam a comprovar a “legalidade” da situação e convencer de que o financiamento era verdadeiro. Esse tipo de ação pode gerar mais de 12 anos de prisão para os condenados.

Empresas de fachada

Outro esquema que proporcionou o desvio de alguns milhões destinados ao Minha Casa Minha Vida foi feito por empresas de fachada. Elas agiam em municípios pequenos, com menos de 50 mil habitantes, onde as falsas construtoras colocavam endereços no mesmo local, dessa forma a fraude foi descoberta. Na época que isso aconteceu o Senado aprovou uma comissão para investigar os desvios realizados.

Venda ilegal de imóveis novos

Existem denúncias de casos de irregularidades na disputa pelo edital da obra, algumas empresas afirmam que existe um vício e sempre os mesmos concorrentes vencem a licitação. Outro problema nessa área está relacionado aos sorteios que indicam os beneficiados com imóveis. Alguns proprietários que adquiriram o imóvel pelo Minha Casa Minha Vida alugam ou vendem de maneira irregular. Essa prática costuma rende lucro entre três e quatro vezes mais do que foi pago pelo comprador original.

denunciar irregularidades no minha casa minha vida

Fraude na renda familiar

Algumas famílias também tentam burlar a sua renda mensal com o objetivo de diminuir as taxas de juros cobradas pelo programa. Algumas famílias mudam a localização de algum dos seus membros para a casa de parentes, ou então colocam o recebimento mensal em outras contas. Essa prática é pouco comum, devido a grande investigação antes do negócio ser fechado.

Número de investigações

Um balanço feito em 2014 indica que ocorreram problemas relacionados ao Minha Casa Minha Vida em 15.720 imóveis, sendo que 8.964 foram julgadas regulares. Esse número representa 0.95% das obras do programa, que já superaram a marca de 3 milhões de construções. Na época desse levantamento, a presidente Dilma Rousseff falou que como o programa é grande, existe a possibilidade de ocorrer fraudes.

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que consigam se proteger dessas fraudes

Até a próxima!