Alguns imóveis conseguem ser mais valorizados na venda do que outros. Saiba quais são os fatores que influenciam no valor final e como melhorar o do seu imóvel.
Corretora de imóveis apresentando o imóvel.
Vender um imóvel não é tão simples como parece, é preciso planejar a venda com antecedência pois pode levar um tempo até aparecer um comprador.
Se já temos um outro imóvel à vista para comprar e dependemos daquela venda para fechar o negócio, fica um pouco mais complicado, afinal é preciso conseguir um bom valor pelo imóvel.
Por isso, é necessário valorizar o imóvel o máximo possível, para que os compradores se apaixonem e paguem o preço que você deseja cobrar.
Para saber como valorizar seu imóvel, continue a leitura, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e dar algumas dicas de quais fatores influenciam no valor final.
O que valoriza um imóvel para venda?
De fato, alguns imóveis conseguem entrar à venda no mercado por um valor superior a outros do mesmo tamanho. Mas então, o que causa essa diferenciação?
Veja a seguir, alguns dos fatores que influenciam na valorização do imóvel na hora de vender.
Boa localização
Uma das coisas que mais interfere na valorização de um imóvel hoje em dia é a sua localização, isso não é possível negar.
Você já deve ter percebido ao realizar pesquisas de compra e venda de casas como uma residência pequena localizada em um bairro considerado de boa moradia é vendida por um preço muito mais caro do que uma casa, ainda que grande, em um bairro não tão apreciado.
Quais fatores fazem um local ser considerado bom para morar?
Algumas questões fazem com que um lugar seja mais valorizado para moradia, entre eles podemos citar:
- Proximidade de escolas;
- Se há ou não comércios;
- Próximo a supermercados;
- Segurança;
- Proximidade de restaurantes;
- Distância da região central da cidade;
- Asfaltamento das ruas;
- Iluminação.
Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam em como a localização é vista, cada pessoa pode preferir um bairro por alguma necessidade específica.
Documentação correta
Outro importante fator que valoriza um imóvel é que a documentação esteja em dia. O ideal é que a escritura do imóvel esteja no nome do proprietário, para evitar problemas de negociação.
A planta da casa é um documento que também é levado em consideração, principalmente se o imóvel tiver passado por reforma e aumento da metragem.
Além disso, manter o IPTU pago corretamente vai aumentar muito as chances de negociação, já que ninguém deseja comprar uma casa que vem com mais dívidas além da compra.
Renovação da pintura
Antes de comprar uma casa, os possíveis compradores vão realizar uma visita ao imóvel para verificar as condições atuais em que se encontra.
Por isso, é importante renovar a pintura do imóvel, caso trate de uma pintura que já passou alguns anos e que nitidamente não é mais uma composição positiva na decoração.
A dica é fazer esse investimento nas paredes, o dinheiro não será perdido, a valorização de um imóvel em boas condições vai compensar muito mais.
Móveis planejados
Cozinha planejada.
Os móveis planejados são uma vantagem muito grande na hora de vender um imóvel. Eles tornam o ambiente mais elegante, sofisticado e organizado.
Uma casa planejada, com espaço otimizado, ganha mais amplitude e possibilita aos possíveis compradores visualizar como seria morar ali. Além de que, algumas pessoas buscam por um imóvel já mobiliado.
Instalações elétricas e hidráulicas
Em um imóvel é de extrema importância que as instalações elétricas e hidráulicas estejam organizadas e práticas ao morador.
Não é apenas uma questão de valorização do imóvel, mas também garante a segurança dos atuais e futuros moradores.
Por isso, fazer uma inspeção técnica com um especialista da área, é um investimento necessário para evitar problemas no imóvel.
Tecnologia
Um fator que diferencia um imóvel dos demais é a tecnologia disponível. A implementação da tecnologia nos sistemas de portão e segurança, por exemplo, deixam o potencial comprador mais confiante com o imóvel.
Esse é um item muito considerado em imóveis de condomínios, já que existem todos os processos de atendimento, portaria e garagem compartilhada. Os condomínios que possuem tecnologia e inovação, com certeza valorizam mais seus imóveis.
Limpeza do terreno e do imóvel
Por fim, podemos citar também que um imóvel descuidado possui mais dificuldades de ser vendido e o preço é inferior aos demais.
Se o interessado realiza uma visita na casa para conhecer o espaço e se depara com uma grama sem cortar, calçadas sujas, mato crescido, enfim, coisas negativas no quintal, a chance de ele gostar do imóvel é baixa.
O mesmo acontece no interior, a dica é mesmo que ninguém esteja morando no imóvel no período da venda, que as manutenções sejam feitas, evitando a desvalorização.
Conclusão
Foi possível perceber então que um imóvel valorizado é um imóvel bem cuidado, com uma boa localização e que fornece segurança ao comprador.
Antes de colocar seu imóvel à venda, pense nos itens aqui citados. Um investimento em melhorias pode render um valor final muito melhor na venda.