Para enfrentar a crise financeira que impactou a vida de muitos brasileiros, uma série de opções de crédito se apresentam como uma solução rápida e, aparentemente, sem dores de cabeça. Mas é preciso ter cuidado antes de tomar uma decisão, já que o que parece ser uma forma de sanar problemas financeiros pode acarretar em dívidas cada vez maiores.
Antes de mais nada, é preciso pesquisar muito para escolher o melhor tipo de crédito para você. E foi por meio de pesquisas que constatou-se que a modalidade de crédito mais contratada no ano de 2020 – com crescimento de 61% em relação ao ano anterior – é o empréstimo com garantia de imóvel. E, para te ajudar a entender os motivos desse crescimento, preparamos esse post. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
Por que o crédito com garantia de imóvel se tornou o mais popular entre os empresários?
Comum até então na Europa e nos EUA, atualmente vem sido bastante adotado também em nosso país. E um dos maiores motivos para o crescimento do empréstimo com imóvel de garantia, também chamado de home equity, é a adesão da modalidade por parte dos empresários.
Tudo isso porque, como se sabe, a COVID-19 no Brasil impactou negativamente nos ganhos e nos negócios de empreendedores, principalmente de pequeno e médio porte. Mas, como ele funciona?
Basicamente, uma pessoa ou empresa concorda em ceder seu imóvel comercial ou residencial como garantia de crédito à uma instituição financeira. Isso resulta em um empréstimo com uma taxa de juros mais baixa, prazos mais longos e pagamento em suaves prestações mensais.
Outro ponto importante é que no home equity, diferentemente de outros tipos de empréstimo como o financiamento, não há a necessidade de especificar o motivo para o qual o dinheiro será usado.
Porém, como toda a moeda, há o outro lado do crédito com garantia de imóvel. Vamos saber a seguir mais sobre os pontos de atenção antes de contratar essa modalidade de empréstimo.
No que prestar atenção antes de contratar o home equity?
Um dos pontos cruciais da contratação desse empréstimo é a alienação fiduciária, que nada mais é que o imóvel, mesmo sendo usado como garantia, pode ser usufruído normalmente. Porém, o empresário ou pessoa física perdem o direito de posse e uso do bem caso não seja possível pagar o empréstimo.
O mais importante é entender que, quando bem analisado, esse tipo de crédito pode ser muito vantajoso para a sua vida pessoal ou o seu negócio. Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel, analise qual é o empréstimo ideal para o seu caso e faça as ponderações antes de contratar o melhor para o seu caso. Além disso, não deixe de levar em conta a instituição financeira na qual o contrato será feito.
Gostaram das informações? Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários!