Conheça agora as novas tendências de automação residencial, por meio de Wireless e IoT. Deixe sua casa mais prática e funcional!
A automação residencial é uma tendência cada dia mais buscada. A modernização das relações entre as pessoas e dos meios que elas frequentam é algo presente há um bom tempo. Esse processo é inevitável e cada vez mais surgem tecnologias associadas à informática que tornam a vida mais automatizada, e isso também é aplicável às casas onde as pessoas vivem.
As residências têm ganhado foco, junto com outras coisas, na elaboração de mecanismos que transformem a maneira de habitar um imóvel. As ferramentas que surgem têm a ver com automação e fazem parte de um grupo bem grande de novidades que podem ser usadas. Confira mais sobre automação residencial ao longo do texto.
Automação residencial: novidades da tecnologia
A automação está relacionada à prática automática de determinadas funções. Isso pode ser aplicado a inúmeras coisas e contextos, inclusive às residências. Essas tecnologias, se bem utilizadas, têm a capacidade de melhorar a experiência cotidiana dos moradores de uma casa, sobretudo no que se refere a praticidade, segurança e conforto.
Confira abaixo alguns exemplos de tecnologias associadas à automação residencial e como elas funcionam.
Controle de iluminação
O nome já explica por si só como isso funciona. Aqui, é possível controlar o nível de luz dos ambientes que fazem parte da casa, mas isso não tem a ver apenas com acender ou apagar as luzes. Na verdade, esse sistema é capaz de regular a intensidade e a temperatura das cores das luzes, o que garante que os espaços sempre ofereçam atmosferas agradáveis.
Cortinas automatizadas
Essa está diretamente relacionada ao conforto dos moradores, pois tal tecnologia permite que as cortinas se ajustem automaticamente conforme a temperatura do ambiente e da quantidade de luz natural. Isso evita que seja necessário fechar manualmente as cortinas quando houver muita incidência solar, por exemplo.
Fechadura inteligente
Essa, por sua vez, é uma tecnologia ligada à segurança da residência. Trata-se de uma versão de fechadura com mais mecanismos de proteção do que os tradicionais. Eles podem ser feitos ao combinar biometria, chaves especiais e senhas. Além disso, é possível programar para que as fechaduras não permitam a entrada de ninguém em determinados horários, por exemplo.
O que é a IoT e como é aplicada na automação residencial?
A internet das coisas, ou IoT, é uma área da programação e desenvolvimento de sistemas que trabalha para associar a automação de aparelhos físicos. Ou seja, são os aparelhos que funcionam com base na internet. Esse tipo de tecnologia está disponível, por exemplo, em assistentes eletrônicos que tocam música, acendem a luz ou fazem pesquisas na internet quando pedimos isso verbalmente.
Esse tipo de coisa também pode ser associado a residências, que pode ser feito ao se deixar determinados objetos e eletrônicos que existem nas casas das pessoas mais acessíveis e práticos de usar. Isso pode promover, assim, a automação de várias coisas que estão presentes no dia a dia dos indivíduos.
Wireless e a comunicação interna da automação residencial
Para que a automação residencial evolua de fato, é necessário que os dispositivos envolvidos nessas práticas estejam integrados e conectados entre si de maneira eficiente, e essa conexão não pode ser feita por meio de fios. É aí que entra a conectividade sem fio. É ela que vai garantir que a comunicação interna entre os aparelhos aconteça e possibilite a realização automática de atividades diversas.
Inteligência Artificial e IoT: otimização da automação residencial
A Inteligência Artificial e a Internet das Coisas estão em pleno desenvolvimento e têm tudo para contribuir para a melhoria no processo de automação residencial. Nesse contexto, muitas coisas interessantes estão reservadas para o futuro.
Pode-se destacar, por exemplo, a melhoria considerável no funcionamento dos eletrodomésticos. Eles podem ser integrados a sistemas e aplicativos do celular e, assim, serem controlados a distância. As pessoas poderão, por exemplo, acionar a cafeteria antes mesmo de chegar do trabalho para poder tomar um café quentinho quando estiverem em casa.
Será possível também ligar a máquina de lavar roupas, desligar algum ar-condicionado (que tenha sido esquecido ligado), determinar que o aspirador de pó passe pela casa em horários específicos, ligar ou desligar o sistema de som, etc. São muitas as maneiras como o processo de automação pode melhorar a experiência dos moradores de uma casa.