Entenda a diferença Diferença entre Cohab e cdhu e Minha Casa Minha Vida 2024, como funciona, como se inscrever e se é a mesma coisa, explicamos tudo
Quem quer comrpar seu imovle proprio e realizar o sonho da casa própria, sabe que existem varios programas que podem ajudar com isso. No caso de COHAB, CDHU e Minha Casa Minha Vida são famosos programas habitacionais que visam proporcionar moradia digna para a população de baixa renda no Brasil. Embora tenham objetivos semelhantes, cada um possui características específicas que os diferenciam.
COHAB, CDHU e Minha Casa Minha Vida – qual a diferença?
Embora os 3 programas sejam voltados ao finaciamento de moradias para pessoas com baixa renda, podemos dizer que a diferença é ate simples de se entender:
- COHAB: Companhia de Habitação Popular, que estã sob a responsabilidade dos governos municipais.
- CDHU: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, administrado pelos governos estaduais.
- MCMV: Minha Casa Minha Vida, programa criado e administrado pelo Governo Federal.
Vamos detalhar mais sobre cada um deles, acompanhe conosco:
Cohab
Programa antigo e bem seguro, até ja cantado em musicas, a A COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) é uma empresa pública estadual criada em 1949 com o objetivo de promover a produção de habitação popular na Região Metropolitana de São Paulo. Seu principal papel é atuar como agente financiador e construtor de habitações populares, além de prestar assistência técnica aos municípios na elaboração de projetos habitacionais. A COHAB também administra conjuntos habitacionais construídos pelo governo, cobrando aluguéis sociais dos moradores.
CDHU
Já a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) é uma empresa pública estadual do estado de São Paulo criada em 1949. Seu objetivo é produzir e gerenciar empreendimentos habitacionais de interesse social, destinados às famílias de baixa renda. A CDHU financia a construção de casas e apartamentos populares, seja diretamente ou por meio de parcerias com municípios e outras entidades. O processo seletivo para aquisição das unidades é feito por meio de sorteios públicos e critérios socioeconômicos.
Minha Casa Minha vida
Por fim, o programa Minha Casa Minha Vida foi criado em 2009 pelo governo federal com objetivo de facilitar o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. O programa oferece subsídios para a construção ou aquisição de imóveis, além de financiamentos com juros baixos e prazos longos. O Minha Casa Minha Vida é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
Enquanto a COHAB e a CDHU atuam apenas no estado de São Paulo, o programa Minha Casa Minha Vida é nacional. Além disso, a forma como cada um promove o acesso à moradia também difere: enquanto a COHAB atua na produção massiva de habitações, a CDHU se concentra em construir empreendimentos habitacionais e o Minha Casa Minha Vida oferece subsídios e financiamentos para aquisição de imóveis de mercado.O programa havia sido substituido pelo programa casa verde amarela no governo anterior, mas vai voltar em 2023 com nome orignal e novas faixas, incluindo com a modalidade do minha casa rural.
Outra diferença entre os programas habitacionais é que o Minha Casa Minha Vida tem foco em famílias com renda de até R$7.200,00, enquanto a COHAB e a CDHU priorizam aquelas com renda mais baixa, geralmente de até três salários mínimos.
Considerações finais
Em conclusão, os programas habitacionais COHAB, CDHU e Minha Casa Minha Vida buscam solucionar o déficit habitacional brasileiro por meio da construção de moradias populares e do acesso facilitado à casa própria. Embora tenham objetivos semelhantes, cada um possui características específicas que os diferenciam na forma de atuação e no público-alvo. A implementação desses programas contribui para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento urbano do país.
Caso possuam sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!