Você está planejando uma longa viagem e tentando decidir que combustível colocar em seu carro? Embora a gasolina seja a escolha mais óbvia, muitos motoristas estão considerando o álcool como uma alternativa.
Neste post, compararemos os prós e contras do álcool e da gasolina para que você possa tomar uma decisão informada sobre qual opção é a melhor para sua próxima viagem longa.
Veja também: Primeiro automóvel: Como aumentar o tempo de vida útil.
Benefícios do Etanol
O etanol tornou-se uma alternativa cada vez mais popular à gasolina para alimentar veículos.
Isso ocorre porque o etanol é um combustível de transporte renovável produzido internamente, considerado melhor para o meio ambiente do que a gasolina tradicional.
Por exemplo, veículos movidos a etanol produzem menos emissões de dióxido de carbono. Mas é importante considerar mais do que apenas os impactos ambientais ao considerar o etanol como combustível para transporte – também é importante considerar o conteúdo energético, o custo e o desempenho do veículo.
Comparando a parte energética
O etanol vem ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos devido aos seus potenciais benefícios ambientais.
Mas como isso se compara à gasolina quando se trata de conteúdo energético? É verdade que o etanol contém cerca de um terço a menos de energia do que a gasolina.
Isso significa que os veículos normalmente usam 3% a 4% menos milhas por galão no E10 e 4% a 5% menos no E15. Apesar disso, o etanol oferece uma taxa de octanagem maior do que a gasolina, portanto, colocar uma mistura de etanol em um motor projetado para gasolina pode aumentar o desempenho.
Além disso, um litro de etanol puro produz cerca de dois terços das emissões de carbono em comparação com um litro de gasolina comum.
Comparação de custos
A comparação de custos entre o etanol e a gasolina é outro fator importante a ser considerado na hora de decidir qual combustível usar. Segundo dados do Classicoseraros.com, o etanol costuma ser mais barato que a gasolina, com preços que variam de um terço a metade da gasolina nos Estados Unidos.
Além disso, como o etanol contém cerca de um terço a menos de energia do que a gasolina, os veículos normalmente percorrem 3% a 4% menos milhas por galão no E10 e 4% a 5% menos no E15.
Isso significa que, embora o preço de compra do etanol possa ser inferior ao da gasolina, nem sempre é a opção mais econômica para viagens longas.
Etanol e seu impacto no meio ambiente
Durante anos, o etanol foi elogiado por seus benefícios ambientais.
Produz emissões de dióxido de carbono mais baixas do que a gasolina tradicional, é 43 a 70% menor em emissões de gases de efeito estufa e é uma fonte de combustível renovável.
Mas este não é o único benefício ambiental da escolha do etanol; também tem o potencial de reduzir a poluição do ar. De acordo com Berven, o etanol pode reduzir uma variedade de poluentes atmosféricos, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Isso o torna a escolha ideal para quem deseja reduzir suas emissões e seu impacto no meio ambiente.
Combustíveis misturados com etanol e desempenho do veículo
Quando se trata de combustíveis misturados, como E10 (10% etanol, 90% gasolina), E15 (10,5% a 15% etanol) ou E85 (combustível flexível), é importante observar que o etanol contém cerca de um terço a menos de energia do que Gasolina. Como resultado, os veículos normalmente percorrerão 3% a 4% menos milhas por galão no E10 e 4% a 5% menos no E15.
Isso significa que há cerca de três por cento menos energia no E10 em comparação com a gasolina comum. Isso poderia aumentar o consumo de combustível em três por cento. No entanto, vale a pena notar que, ao misturar etanol e gasolina na proporção de 85% a 15% (E85), o combustível misturado é quase 30% menos potente.
Conclusão
Quando se trata de viagens de longa distância, é importante considerar o custo, o conteúdo energético e o impacto ambiental de cada combustível. O etanol é uma ótima alternativa à gasolina.
Ele pode reduzir as emissões e fornecer uma opção econômica para viagens de longa distância. Além disso, veículos modernos com sistema de controle de combustível em circuito fechado podem compensar o menor teor de energia do etanol. Em última análise, cabe ao consumidor decidir qual combustível é melhor para suas necessidades, considerando as implicações ambientais e econômicas.