Nos últimos anos, a crise econômica pegou todo mundo de surpresa. Com todos guardando dinheiro no bolso, diversos imóveis passaram a ficar disponíveis no mercado, afligindo os donos de imóveis que necessitavam negociar o imóvel rapidamente.
O bom é que esse ramo, foi um dos poucos que não levou grandes prejuízos para os proprietários e investidores no negócio imobiliário.
Desse modo, com algumas sugestões, é possível vender sua propriedade de maneira rápida e sem perder dinheiro na transação.
Para isso, é necessário ter técnica, estratégia e conhecer as especificidades do ramo. Se você souber o que cativa os possíveis compradores, fica mais simples conseguir um preço atrativo e justo, mas sem ser inflexível com quem procura ampliar seu patrimônio.
Se você possui um imóvel e necessita negociá-lo, mas não deseja aceitar a primeira proposta que surgir, esse post é para você. Elaboramos esse artigo com 3 sugestões para que você negocie seu imóvel sem grandes complicações e, principalmente, sem se arrepender. Veja!
1. Tenha toda a documentação em dia se deseja negociar o imóvel rapidamente
Depois da negociação de um imóvel, o novo dono precisa possuir toda a documentação em dia para fazer a transferência de propriedade e assegurar sua aquisição. Portanto, quem procura um imóvel e entende do negócio tem como exigência a aquisição de um imóvel completamente regular e sem pendências.
Se deseja negociar seu imóvel rapidamente, portanto, busque resolver todas as pendências antes mesmo de anunciar. Quem estiver com pressa para compra um imóvel dificilmente vai aceitar a compra e irá partir para uma outra alternativa. Até mesmo porque, geralmente, esses pendências levam tempo para serem resolvidas.
O ideal é que você confira se tem pendências financeiras, como se o imóvel está regular diante da justiça, sem penhoras judiciais ou disputas por heranças. Não se esqueça de que a compra e venda imobiliária, por si só, já é burocrática.
2. Deixe o local limpo e arejado
Quando o cliente for visitar seu imóvel, garanta que o ambiente esteja agradável e limpo. Deixe os cômodos organizados para levar aos olhos do interessado o brilho de quem achou o seu futuro imóvel. Essa é a primeira maneira de atrair sua atenção e mantê-lo interessado na negociação, sem ter que partir para uma próxima propriedade por achar um imóvel mal cuidado.
Remove tudo o que não ajudar para uma boa ambientação e, se possível, deixe as janelas abertas. A luz solar colabora para uma experiência positiva e ainda mostra aos potenciais compradores que sua residência é um lugar com boa circulação de ar e incidência de luz solar.
Além da incidência de luz solar ajudar na economia de energia, ela ainda reduz as possibilidades de bolor, umidade e mofo.
3. Reforme o que for preciso
Se a sua propriedade está com alguns reparos e danos dependentes, o ideal é que você solucione tudo isso antes de recepcionar a primeira visita de pessoas interessadas em comprar o imóvel. Realize as reformas que forem precisas, pinte o teto e a parede para deixar tudo com impressão e cuidados de casa nova e confira se tem vidros trincados ou quebrados.
Verifique, ainda, se todas as fiações e detalhes estão em dia com o que você vai divulgar e dedique-se para entregar uma propriedade como você gostaria de recebê-lo das mãos de outra pessoa. Pendências hidráulicas e elétricas podem demandar bastante tempo e dinheiro e nenhum comprador interessado quer arcar com isso.
Pequenos detalhes podem fazer grande diferença, portanto, atente-se ao estado de conservação das paredes, do piso, das maçanetas, e das esquadrias nas janelas, se tiver.