Com tantas opções no mercado, é muito comum que haja confusão entre os diferentes tipos de imóveis, principalmente entre sobrados e o modelo geminado. Essa dúvida ocorre, devido ao fato de as casas geminadas estarem cada vez mais presente no gosto dos moradores, mostrando alta procura na imobiliária. Mas fique tranquilo, pois com esse post você vai entender de uma vez por todas a diferença entre eles e suas vantagens e desvantagens. 

Diferença entre sobrados e geminados

O sobrado nada mais é do que uma casa com dois ou até mesmo 3 andares dividindo os ambientes entre eles. Já o modelo geminado é uma estrutura na qual duas ou mais construções dividem o mesmo telhado e parede. Ou seja, a diferença está no fato em que o sobrado é uma casa inteira com mais de um andar e a casa geminada é dividida em duas ou mais, podendo possuir dois andares assim como o sobrado. 

Sobrado Geminado

Os geminados podem inclusive possuir as mesmas divisões que a casa ao lado, mas isso não é uma regra. Além disso, é importante lembrar que ambos os tipos de imóveis podem ser utilizados tanto para fins residenciais, quanto comerciais. 


Vantagens e desvantagens

Agora que você entendeu a diferença entre os dois tipos, veja as vantagens e desvantagens de cada um deles para que possa escolher qual o melhor para você.

Vantagens do Sobrado

Graças a sua estrutura, a distância física com os vizinhos acaba sendo maior, possibilitando mais tranquilidade, além de não precisar se preocupar se riu mais alto ou até mesmo se vai ser observado por alguém. Inclusive, dentro da própria casa a privacidade também é importante, podendo cada membro estar em um lugar sem incomodar o outro. A ventilação e a incidência de luz natural também são maiores, visto que o sobrado é mais alto do que casas comuns. 

Além disso, esse tipo de imóvel possui boa valorização e preço de venda. possuindo características especiais. Isso porque ele é maior do que casas comuns e apartamentos, possibilitando alterações do gosto do cliente e consequentemente oferecendo maior valor agregado. No entanto, para isso é preciso conservar o sobrado e manter os ajustes em dia.

Desvantagens do Sobrado

Assim como seu tamanho pode ser uma vantagem, ele também pode ser o contrário. Isso porque além do espaço maior, as escadas também podem dificultar o deslocamento de crianças e idosos pelo sobrado. 

Vantagens do modelo geminado

Por dividirem uma mesma estrutura, as casas geminadas otimizam o espaço, além de promover um melhor aproveitamento do terreno e economizar na construção, visto que irão compartilhar dos mesmos projetos elétricos, hidrossanitários, entre outros. Aliás, até mesmo a manutenção será feita de forma econômica, já que por ser a mesma estrutura, é possível dividir os custos com o vizinho.

Desvantagens

Ao contrário do sobrado, o modelo geminado não recebe muita luz durante o dia, tornando a casa mais fria. Esse fato também ocorre com a ventilação, visto que um dos lados da casa não possui janelas. A privacidade também não pode ser um fator crucial se você pensa em morar em uma casa geminada, visto que é muito mais fácil de você ouvir o que acontece na casa do vizinho e vice-versa. O ideal para esse tipo de construção é elaborar um projeto de isolamento acústico. 

Qual escolher?

Se você ainda não se decidiu entre os modelos geminados e sobrados, o mais indicado é que você procure uma boa imobiliária. Ao entender suas necessidades, ela será capaz de apresentar ótimas opções de cada tipo de imóvel e por possuir maior conhecimento irá te guiar na melhor escolha, atendendo às suas exigências, gostos e orçamento. Então, agora já pode escolher entre um sobrado, ou um geminado!