Respondemos a duvida de todo mundo: O Minha casa Minha Vida vai acabar 2020? Confira agora!

Nestes momentos de instabilidade política, existem diversas situações nas quais as informações são divulgadas de forma a auxiliar um lado ou o outro da questão, dando um viés político exagerado a uma questão extremamente simples. Uma dessas questões é o Minha Casa Minha Vida, programa federal de incentivo à casa própria, que contempla as famílias de baixa renda com subsídios governamentais.  

Para explicar essa situação de forma mais tranquila e detalhada, decidimos recolher apenas os fatos e demonstrar com fatos simples o que é possível se concluir sobre o Minha casa Minha Vida.

O que é o Minha casa Minha Vida?

minha casa minha vida vai acabar

Caso você ainda não conheça o programa com precisão, ele é um programa de distribuição de recursos e subsídios públicos para estimular a aquisição da casa própria por famílias de baixa renda, além da construção de conjuntos habitacionais especialmente para atender essas necessidades.


O programa foi, sem dúvida alguma um dos maiores sucessos na história dos programas habitacionais do brasil, entregando milhões de residências em suas duas edições. Com a mudança na presidência da república, o planejamento foi modificado e a terceira edição, que estava pronta para ocorrer, foi cancelada. Isso fez com que os boatos sobre o Minha Casa Minha Vida ser extinto.

O Minha casa Minha Vida vai acabar? 

Um dos detalhes mais importantes sobre o ambiente político atual é que existe uma grande discussão nacional sobre a questão do orçamento federal: enquanto existem diversas situações em que o dinheiro é gasto sem reservas, existem projetos para o congelamento de investimentos em áreas de cunho social.Ao contrário do que se pensa, o programa continua firme e forte. Até por que rende muitos votos na eleição e o presidente não quer fechar essa torneira. mas existem varios cortes em algumas faixas de financiamento:

“O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou que não haverá mais contratações para a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida. As obras já contratadas serão terminadas, mesmo assim em ritmo lento. Ainda sem prazo, o governo Bolsonaro deve anunciar um programa de habitação baseado na distribuição de cupons voltado apenas para pequenos municípios.”

minha casa minha vida vai acabar 2020

“O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, tem viajado pelo Brasil para entregar unidades do MCMV. A pasta aponta que, em 2019, o programa já recebeu investimentos na casa dos R$ 2,4 bilhões. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, também tem declarado que o MCMV segue entre as prioridades da instituição, principal responsável pelos financiamentos imobiliários no país.

O próprio Bolsonaro esteve em uma inauguração de apartamentos do MCMV em maio, em Petrolina (PE). Na ocasião, ele destacou a importância do empreendimento e falou da relevância da casa própria para os moradores da cidade.”

 

Muito provavelmente serão anunciadas novas edições do programa assim que a questão orçamentária e econômica forem resolvidas, embora não seja fácil dizer quando exatamente isso vai ocorrer, já que a instabilidade política ainda está bem agitada.

Para você, que quer participar do Minha Casa Minha vida, o importante é se manter atento às notícias, pois existe a chance dele ser renovado antes que acreditamos.