Veja como fugir dos golpes no minha casa minha vida e não ser passado pra trás

No mundo atual, existem bandidos em todas as áreas, e inflizmente, no minha casa minha vida, vários problemas já aconteceram também. Vamos te mostrar os golpes mais comuns que tentam aplicar e como você pode tentar se proteger. Acompanhe conosco.

Golpes no minha casa minha vida – como acontecem?

golpes minha casa minha vida

Desconfie de telefonemas oferecendo vantagens

Sorteio Falso: Muitas vezes no golpe é prometida a liberação de prêmios ou de sorteios do imovél de maneira fácil. Desconfie sempre de mensagens sobre concursos e sorteios. Na dúvida, entre em contato com sua agência.

Concurso falso: Em um dos tipos de golpe, a pessoa fazia reuniões na casa dela, e pedia que fossem formados grupos de 30 pessoas. Cada pessoa do grupo deveria pagar a quantia de R$ 1 mil. Esse dinheiro funcionaria como um consórcio e a cada mês um dos 30 conseguiria seu imóvel. O que acontecia na prática é que ao pegar os 30mil, ela parava de atender aos telefonemas e sumia com o dinheiro de todos.

Golpe da construtora: As construtoras dizem que os imóveis poderão ser enquadrados no “Minha Casa”, mais na hora de abrir o financiamento os clientes encontram problemas, e tentam empurrar um financiamento normal.


Golpe em são vicente: Este tem ocorrido em várias cidades do Brasil, mas veja como se dá. Um golpe envolvendo o programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida está causando preocupação em São Vicente. Relato de algumas pessoas que afirmam ter dado dinheiro em troca de “facilidades” na hora do sorteio de novas moradias motivaram o secretário de Habitação, Emerson Santos, a alertar a população sobre a prática criminosa. “São denúncias anônimas e relatos nas redes sociais falando sobre pessoas que teriam pago para ter vantagem na indicação do Minha Casa, Minha Vida. O golpista chega a usar até o meu nome”, contou o se
cretário, que já foi encaminhou o caso para a Polícia, a fim de que o golpe seja investigado pelas autoridades competentes. Emerson explica que atualmente São Vicente conta com 30 mil pessoas cadastradas no Programa e não existe nenhuma possibilidade de favorecimento no programa, nem “furar fila”. “A inscrição de uma pessoa em 2009 tem o mesmo valor de uma feita em 2015”, explicou. Ele afirma que as possibilidades de ter acesso ao Minha Casa, Minha Vida são somente a família ser oriunda de remoção (que moram em palafitas), pela demanda social, em situação de vulnerabilidade (já cadastradas), e por meio do sorteio. “Há um sorteio separado apenas para pessoas com deficiência e para idosos. Não tem outra forma de participar se não for Secretário Emerson alerta população sobre golpe pelo sorteio.”. O secretário também ressalta que não há nenhum sorteio de moradias sendo realizado ou perto de acontecer.

Caí num golpe – o que fazer?

Se você caiu em um golpe, faça imediatamente a denúncia para a Caixa pelo site no ícone “fale conosco” ou junto à OUVIDORIA pelo número 0800 725 7474. Você também pode comparecer a uma agência da Caixa.

Se possível, tenha em mãos os dados da conta que foi informada para depósito. É importante comunicar o golpe aos órgãos policiais para investigação.​​

Como se proteger dos golpes

minha casa golpe

Emissão de boletos falsos do minha casa minha vida é algo que sempre fazem

Não é fácil, mas existem várias coisas que se pode fazer para não ser enganado(a), como por exemplo:

– Duvide quando pessoas vierem lhe oferecer “facilidades” no programa

– Desconfie de telefonemas oferecendo vantagens, ninguém da caixa económica liga para ninguém oferecer nada no Minha casa minha vida, você que deve ir na agência.

-Desconfie da proposta de imóveis muito baratos, com preço muito longe do mercado.

A polícia alerta que, para ser incluído no programa social, é preciso ir até a prefeitura e se cadastrar. Depois, o interessado deve seguir até uma agência da Caixa Econômica Federal com a documentação. Não é necessário um intermediário para a realização desse processo.

Conclusão

Gostaram das dicas?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Até a próxima!