Espalhe pros amigos:

Você já precisou de ajuda financeira e teve que recorrer a uma instituição financeira para solicitar um empréstimo pessoal? Bem, empréstimos imobiliários, também conhecidos como crédito imobiliário, não são tão diferentes dessas transações bancárias.

Crédito imobiliário como funciona?

Um crédito imobiliário funciona da seguinte maneira, uma instituição financeira concede um empréstimo para comprar uma casa, apartamento ou terreno; fazer uma construção ou reforma, de acordo com um contrato que estipula o pagamento em determinadas parcelas e com uma porcentagem de juros. 

Enquanto o pagamento das prestações estiver em execução, a propriedade fica como garantia. Depois de cobrir o valor acordado, você recebe um documento legal chamado termo de quitação do imóvel, que declarará que a propriedade é sua e não tem dívidas.

credito imobiliario

Usos do crédito imobiliário

O uso mais comum dos créditos imobiliários é para a compra de casas e apartamentos, mas diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, você pode solicitar e usar o empréstimo imobiliário para diferentes fins, como:

Comprar uma casa: pode ser uma casa ou apartamento, novo (mesmo na planta) ou usado. Você escolhe.

Comprar um terreno: para tornar uma propriedade privada.

Construir uma casa: independentemente do imóvel ser privado ou comercial. 

Expandir ou reformar seu imóvel atual: o valor concedido, obviamente, será menor correspondente a um percentual da avaliação total da sua casa.

Obtenção de valores maiores: se você já possui uma casa, pode obter um crédito imobiliário para investir em outras opções.  É a transação financeira conhecida como hipoteca de imóvel, ou seja, usar a propriedade como garantia para conseguir um valor maior de empréstimo.

Quanto é possível obter de um crédito imobiliário?

É difícil estabelecer uma estimativa de quanto você pode solicitar para comprar uma propriedade, porque em cada instituição financeira o valor varia de acordo com o tipo de crédito e a referência econômica que tem de seu perfil.

No Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o limite dos valores para financiar a casa própria é de até 750 mil reais. Já no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é permitido realizar empréstimos acima de 750 mil reais.

Tipos de crédito imobiliário

Há uma classificação extensa dos tipos de financiamentos de imóveis que você pode ter acesso, mas, neste texto, será falado somente da forma de taxas de juros aplicáveis ​​que você pode escolher:


Taxa fixa: essa taxa de juros não muda e é estabelecida desde o momento que o crédito imobiliário é solicitado.

Taxa variável: a porcentagem de juros fornecida pode cair ou aumentar a cada ano, dependendo da situação econômica do país, reajustado conforme inflação, por exemplo.

Quanto tempo para pagar um crédito imobiliário?

Uma vez assinado o contrato você terá que ser paciente, o pagamento de um financiamento imobiliário levará um tempo considerável. A maioria das instituições financeiras oferece prazos entre 7 e 35 anos e cada um desses anos influencia no valor total para pagamento.

Obviamente, quanto mais longo o prazo que você selecionar, maior a taxa de juros que terá de pagar. 

Ao final do contrato, após você ter cumprido todos os prazos estabelecidos e não ter dívidas, o Certificado de Garantia mencionado acima será emitido, expondo a quitação do imóvel, ou seja, que não apresenta nenhum débito e que todo o procedimento foi concluído legalmente.

Na realidade, todo o processo de funcionamento do crédito imobiliário é semelhante na maioria das instituições financeiras. Tudo que você precisa é conhecer e entender completamente cada elemento envolvido e a partir disso tomar uma decisão do que combina com você.

Como fazer o solicitar o crédito imobiliário?

Antes de solicitar um crédito imobiliário, você deve se informar, comparar e determinar quem oferece o melhor custo-benefício de acordo com suas necessidades. 

Lembre-se de que isso representa um grande compromisso, já que a casa é a única coisa que garantirá a sua responsabilidade pelo pagamento. Portanto, não leve a sério, qualquer violação pode colocar esse bem em risco.

Primeiro de tudo, é importante pesquisar bem antes de optar por algum financiamento de imóvel. Existem sites que você pode simular como ficará o crédito imobiliário caso opte por fazer. Além disso, é aconselhável usar os simuladores de imóveis, onde você quer morar.

Por exemplo, morar em Balneário Camboriú traz grandes vantagens, porque é uma cidade linda e com segurança. 

Nesse caso, no site de uma imobiliária em Balneário Camboriú, você pode fazer este tipo de simulação

Outra coisa interessante deste site é que você pode fazer a simulação por propriedade assim, você pode simular quanto fica um apartamento de luxo no Edifício Santé em Balneário Camboriú por exemplo, ou pode avaliar como seria um financiamento de um apartamento praia Brava.

Depois de verificar quais opções de financiamento da casa própria ou para investimento oferece o melhor custo-benefício, contate a imobiliária tire todas as dúvidas se possível visite a propriedade, por fim assine o contrato.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem ser deixadas nos comentários!


Entenda o que é crédito imobiliário

Espalhe pros amigos: