Espalhe pros amigos:

Precisando comprar um armário, mas anda perdido entre as inúmeras possibilidades disponíveis no mercado? Não se preocupe, neste artigo daremos algumas dicas para te ajudar a encontrar o guarda-roupa perfeito!

O mercado de móveis e decoração tem crescido bastante nos últimos anos, e com esse crescimento, o número de ofertas de modelos e possibilidades de diferentes itens também aumentou muito.

Atualmente, é possível encontrar móveis dos mais variados tipos, estilos, tamanhos, cores e acabamentos, e finalidades. Por isso, é comum sempre encontrar alguém perdido quando resolve comprar um móvel novo, como uma cama, ou um guarda-roupa.

Se este é o seu caso e você está precisando de um armário novo, mas não faz ideia de como escolher o melhor modelo para as suas necessidades, não se preocupe. Neste artigo separamos algumas dicas que lhe ajudarão a encontrar o guarda-roupa perfeito. Acompanhe.

guarda roupa armario

Imagem: Pixabay

 

O que considerar na hora de escolher o guarda-roupa perfeito?

Para comprar o guarda-roupa perfeito, antes de começar a escolher entre os modelos disponíveis no mercado, ou mesmo encomendar um planejado, é importante considerar alguns fatores, que são:

  • Considere suas necessidades

O primeiro passo para comprar um guarda-roupa perfeito é considerar as suas necessidades. Observe a quantidade de roupas e itens que você precisará guardar no armário, se você costuma usar mais cabideiros, gavetas ou prateleiras.

Anote todas essas informações e outras como quantidade ideal de gavetas, tamanho e profundidade delas, quantidade de nichos e prateleiras, e se precisará de compartimentos extras para sapatos, entre outras coisas.

  • Quantas pessoas usaram o guarda-roupa

Muitas pessoas dividem o mesmo guarda-roupa com um companheiro (a), irmão, amigo etc. Se este é o seu caso, tão importante quanto considerar as suas necessidades é considerar as necessidades de quem dividirá o móvel com você.

Isso ajudará a definir melhor o tamanho e modelo do móvel, assim como escolher qual o melhor modelo de portas e outros detalhes relacionados a compartimentos do guarda-roupa.

  • Espaço disponível

A primeira coisa que você precisa considerar é o espaço que tem disponível para colocar o guarda-roupa. Meça a altura, comprimento e profundidade ideal para que o espaço de circulação no seu quarto não seja comprometido e anote essas medidas.

Essas medidas são importantes, tanto para escolher um guarda-roupas que caiba no seu quarto, quanto para definir entre os modelos com portas de correr, ou de abrir.

  • Estilo decorativo

É importante se atentar ao estilo da decoração do seu quarto antes de começar a procurar pelo guarda-roupa perfeito. Pense bem: o guarda-roupa, provavelmente, será o maior móvel dentro do ambiente, e consequentemente o que mais chamará atenção.


Por isso, é importante que ele esteja conversando bem com todo o restante da decoração do ambiente, para que a decoração fique harmoniosa e bonita.

  • Material

Atrelado à dica anterior, está a definição do tipo de material. Geralmente, móveis em madeira maciça são bem mais caros, mas também possuem uma vida útil muito maior. No entanto, suas variações de acabamento não são muitas.

Já os móveis de materiais como MDF e MDP costumam ser revestidos de folhas laminadas, o que permite uma maior variedade de acabamentos e cores. Além disso, seu custo costuma ser bem menor que os de madeira maciça, em compensação, sua vida útil também.

  • Acabamento

Guarda-roupas brancos podem ser muito mais fáceis de combinar em qualquer tipo de decoração, no entanto, é preciso ter cuidado, pois um quarto completamente branco pode trazer a sensação de frieza e impessoalidade.

Os móveis com acabamento amadeirado costumam trazer mais aconchego ao ambiente. Já aqueles com acabamento mais escuro, seja em uma cor sólida como preto, ou em tons de madeira bem escuros como café, trazem mais personalidade ao ambiente.

  • Dimensões do guarda-roupa

Você já sabe o espaço disponível em seu quarto para a colocação do guarda-roupa, e a quantidade de cabideiros, gavetas etc., ideal para você. Mas tão importante quanto saber isso é considerar as dimensões internas do móvel.

Esteja atento à profundidade do cabideiro, altura das prateleiras e dimensões das gavetas. Isso ajudará a evitar que você compre um guarda-roupa em que seus cabides não caibam, ou com prateleiras altas demais para a quantidade de roupas que você tem.

  • Modelo das portas

O principal fator que faz de um guarda-roupa perfeito ou não é a sua funcionalidade. E o modelo das portas pesa muito no dia a dia nesse quesito. Geralmente, as portas de correr são mais indicadas para quem tem pouco espaço no quarto.

No entanto, se você divide o guarda-roupa com outra pessoa que costuma de arrumar em horários iguais aos seus, o modelo com portas de abrir pode ser o mais indicado. Afinal, para se abrir uma porta de correr, automaticamente se fecha o outro lado do guarda-roupa.

  • Guarda-roupa com espelho

Existem inúmeros modelos de guarda-roupa no mercado que possuem espelhos em suas portas. Essa opção pode ser muito interessante para quem possui pouco espaço no quarto, pois, além do espelho servir para que a pessoa possa se arrumar, ele também trará uma sensação de amplitude e modernidade ao ambiente.

No entanto, se possui um espaço maior, pode ser mais interessante contar com um espelho móvel em outro canto do quarto, ou mesmo acoplado a outro móvel como uma penteadeira, por exemplo.

  •  Compartimentos diferenciados

Alguns guarda-roupas possuem complementos diferenciados como espaço para o encaixe de camas, nichos externos para a colocação de televisores, ou até mesmo utilização como penteadeira, prateleiras externas decorativas e muito mais.

Se você possui espaço e gosta desse tipo de compartimento externo, pode ser interessante considerar esses compartimentos na hora de escolher o guarda-roupa perfeito.

Esses são os principais pontos a serem considerados na hora de escolher o guarda-roupa perfeito. Claro que, além dos quesitos mencionados aqui, é preciso que você considere o seu orçamento também.

 


Encontre o guarda-roupa perfeito

Espalhe pros amigos: