Dicas domésticas para evitar canos entupidos

Espalhe pros amigos:


Confira as principais dicas domésticas para evitar canos entupidos em sua residência!

Os entupimentos em canos são os mais frequentes em todos os tipos de casas e edifícios. Há uma série de práticas diárias que tendem a causar entupimentos nas tubulações das edificações a médios e longo prazo.

Para evitá-lo, basta deixar de fazer uma série de atos em que caímos diariamente sem perceber, tais como: jogar restos de comida na pia, não tirar os fios de cabelo que caem no ralo do banheiro, jogar papel na privada, entre outros.

Isso ajuda a evitar a necessidade frequente de contatar uma empresa de desentupimento de tubulações e manutenções, ou seja, profissionais que são especialistas no assunto.

Confira a seguir quais as dicas domésticas para evitar canos entupidos em casa:

Como evitar o entupimento de canos e tubulações em casa

Evitar o entupimento de canos e tubulações em casa é bem simples, basta seguir estas dicas:

cano entupido

Restos de comida devem ir direto para o lixo, nunca os deixe ir para a pia

Jogar a louça com restos de comida na pia é um hábito que passa despercebido na maioria das residências, pois muitas pessoas acreditam que pequenas quantidades de comida não são o suficiente para entupir os canos.

Mas, isso é um grande engano, porque a curto e médio prazo geram alguns entupimentos dessas tubulações que no final exigirão a intervenção de especialistas de uma empresa de desentupimento.

Além disso, evite jogar óleo de cozinha usado nas mesmas, pois esse é uma das maiores causas de entupimento. O ideal é armazená-lo em potes limpos para fabricação de sabão caseiro ou descarte em postos de coleta de sua cidade.


Filtros para ralos de banheiro

Por exemplo, quando chegamos da praia e vamos tomar banho, além dos fios de cabelo que caem, também temos a areia, que juntos aos resíduos de sujeira que são comuns no banheiro, podem contribuir para o entupimento de tubulações.

O ideal é instalar filtros nos ralos, para evitar que esses resíduos corram pela tubulação e com o tempo se acumulem causando o entupimento. Além disso, sempre remova o cabelo e demais resíduos que ficam no banheiro diariamente.

Não jogue resíduos, papel higiênico e outros no vaso sanitário

Em geral, após coletar os restos de cabelo da banheira ou da base para ducha, muitas pessoas os jogam no vaso sanitário. Um grande erro, pois não se trata de um depósito de lixo e não deve ser tratado como tal.

Para evitar entupir o cano do vaso sanitário, é fundamental que qualquer resíduo de sujeira, papel higiênico, absorventes, lenços umedecidos e outros, sejam jogados diretamente no lixo, a fim de não se acumularem na tubulação e causar problemas.

Pias

Outra situação muito típica é lavar o rosto, pentear o cabelo, se maquiar, lavar objetos e outros nas pias, principalmente do banheiro. Lembre-se sempre de evitar pentear os cabelos ou secá-los muito próximo a pia, além de conferir se não há fios que caíram no ralo, removendo-os assim como os demais resíduos.

Também não despeje materiais químicos e tintas no ralo de pias, isso também contribui para o entupimento.

Ao colocar filtros nos ralos do banheiro e pias, você impede que problemas como o entupimento aconteça.

Uma dica útil é a cada duas semanas, despejar uma panela de água morna misturada com bicarbonato de sódio e vinagre nas pias de sua casa para limpar os canos.

Essas dicas parecem ser muito simples, mas quando aplicadas contribui para o perfeito funcionamento de suas tubulações, tanto em casa como em empresas, uma vez que são cuidados básicos que fazem a diferença.

Caso contrário, será necessário contratar uma empresa de desentupimento para resolver o problema.

Caso queria ver mais aulas e cursos sobre o assunto, entre no site aulasecursos.com.br


Espalhe pros amigos: