A Compra de Imóveis com Seguro Desemprego tem se tornado muito popular entre quem deseja ter uma casa própria. Contudo, existem muitas questões que não ficam claras na hora do financiamento e que podem gerar problemas para o comprador no futuro.

Nesse artigo vamos falar sobre a Compra de Imóveis com Seguro Desemprego e os principais cuidados que você precisa tomar.

Além disso, vamos falar um pouco sobre os problemas que podem surgir e como fugir deles sem acabar prejudicando o sonho de ter um lar para chamar de seu.

Continue lendo esse artigo até o final e veja no que você precisa ficar atento ao comprar um imóvel usando seu seguro desemprego.

 

As armadilhas por trás da Compra de Imóveis com Seguro Desemprego

seguro desemprego

O sonho de ter uma casa própria acaba fazendo com que muitas pessoas tomem decisões precipitadas. A compra de imóveis com Seguro Desemprego é uma opção que facilita a realização desse sonho, contudo ela também esconde suas armadilhas.

Começando pelo reajuste de parcelas. Ele é feito conforme o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que, muitas vezes, é maior do que o índice de inflação.

Promessa de benefícios também está entre uma dar armadilhas mais frequentes. A construtora promete móveis planejados, quitação de condomínio e até mesmo carro zero quilômetro, mas, depois da assinatura do contrato, nada disso acontece.

Imóveis que serão financiados durante a obra pelo programa Minha Casa Minha Vida também são um problema. Isso porque, eles podem extrapolar o limite máximo de financiamento, o que impedirá a assinatura do contrato.

Entretanto, uma das armadilhas mais comuns que tem pego muita gente de surpresa é o atraso na entrega. Segundo a Associação Nacional dos Mutuários, entre 2015 e 2016 o número de reclamações por atraso na entrega aumentou 20%.

Essa situação se tornou comum com a crise e tem prejudicado muita gente que sonha em ter a casa própria. Algumas construtoras até mesmo abandonam as obras no meio e então os compradores precisam esperar que o banco responsável pelo financiamento consiga outra construtora para dar continuidade às obras. Isso quando existe um seguro para a entrega das chaves.

Muitos especialistas afirmam que o comprador precisa se precaver, assim que perceber que a situação está caminhando para o atraso. Sergio Sender, do Escritório Sender Advogados Associados, que é especialista em direito imobiliário, diz que é preciso ficar alerta.


É necessário avaliar se vale à pena continuar com o negócio, pois, em caso de atraso, o comprador pode receber o valor investido de forma integral e ainda entrar com uma ação por danos morais.

“A pessoa que passa por um problema desses atualmente tem que mensurar bem se vale a pena continuar com o negócio”, afirma o especialista. Ele ainda ressalta que é preciso manter a calma.

Vários compradores acabam se esquecendo dos próprios direitos, na empolgação de conseguir logo a realização de um sonho. Muitas vezes, vale mais à pena repassar o imóvel, negociar com a construtora ou até mesmo desistir do contrato, do que ficar aguardando um empreendimento que pode demorar anos para ficar pronto, isso se ficar.

 

Cuidados que você precisa ter ao fazer a Compra de Imóveis com Seguro Desemprego

imovel caixa habitacao

Na hora de fazer a compra de imóveis com Seguro Desemprego é necessário tomar alguns cuidados básicos, não só para garantir uma boa negociação, mas, também, para caso algumas das situações anteriores aconteça, você tenha meios para garantir o seu direito.

 

  • Obtenha certidões negativas do vendedor, construtora ou empresa que vendeu o imóvel

 

Uma boa dica para evitar dores de cabeças é saber a índole da empresa ou profissional do qual você está comprando o imóvel. Para isso, você deve obter certidões negativas, nos órgãos da sua região.

 

  • Documente toda a negociação

 

Não fique apenas no boca a boca, documente toda a negociação. Desde a primeira reunião de apresentação do projeto, até a assinatura do contrato. O ideal é que você sempre peça para o vendedor mandar o que foi acordado por e-mail e guardar essas mensagens.

Na compra de imóveis com Seguro Desemprego é muito comum que os vendedores prometam de tudo apenas para fechar a venda. Então, sempre peça para que o processo de negociação seja enviado por e-mail.

 

  • Fique de olho na cláusula de atraso

 

Todos os imóveis precisam ter uma cláusula que fala sobre as multas e penalidades caso a obra atrase. Geralmente o período máximo de atraso é de 180 dias.

Após esse período, você terá que receber um valor indenizatório e, até mesmo o valor investido em caso de desistência por conta do atraso. Leia o contrato com atenção e se essa cláusula não estiver nele não assine.

Se for necessário, procure um advogado para garantir que a construtora está seguindo todas as normas.

 

  • Não pague taxas de condomínio  e IPTU antes de pegar as chaves

 

Esse é um erro muito comum entre quem compra de imóveis com Seguro Desemprego. A pessoa mal recebeu as chaves de sua casa ou apartamento e a construtora já fala que é necessário pagar condomínio e IPTU.

Uma vez que você não está morando no local, a taxa de condomínio nem o tributo são de sua responsabilidade. Se a construtora insistir na cobrança procure um advogado para encerrar a negociação.

Esse tipo de atitude só mostra que a empresa tem más intenções e que é melhor você pular fora do barco.

 

  • Guarde tudo

 

Desde o folheto de propaganda do vendedor, até os materiais de simulação e tabelas. Até mesmo a planta apresentada deve ser guardada. Assim como os e-mails de negociação esses materiais servirão de provas caso você precise entrar com uma ação judicial por conta de atraso na entrega, ou até mesmo a entrega de um imóvel diferente do que foi prometido.

 

  • Seguro de entrega

 

Só faça a compra de imóveis com Seguro Desemprego que tem seguro de entrega. Ele garante que mesmo que a construtora desista, o Banco irá se responsabilizar em achar outra para finalizar as obras.

Gostou desse artigo? Então aproveite para deixar o seu comentário.