Pintar um ambiente da casa é aquele tipo de projeto que, apesar de trabalhoso, não é difícil e traz uma enorme sensação de satisfação ao final, quando você consegue ver como foi capaz de recriar um espaço por completo.

Mas, assim como qualquer coisa que valha a pena fazer, é melhor começar com um plano para garantir que tudo seja um sucesso. Então, aqui está um guia sobre como pintar um ambiente em 10 etapas fáceis!

Como pintar um ambiente da casa

como pintar um ambiente

Etapa 1: Defina os objetivos

As pessoas cometem o erro de não definir seus objetivos quando vão pintar as paredes e, depois de horas trabalhando, quando terminam, ficam olhando insatisfeitas para o resultado.

Não seja vítima de um mau planejamento e leve algumas coisas em consideração:

Você sabia que nem todas as paredes de um cômodo têm que ser da mesma cor? Talvez, uma parede de cor mais escura possa dar um ar de ousadia ao espaço.

Ou que certas cores podem ser complementares aos rodapés, ou qualquer outro tipo de estrutura que você tenha em casa? E não se esqueça de considerar o teto, pode ser necessário também um retoque ou mudança de cor.

Essas coisas não são complicadas, mas são essenciais para o planejamento de uma pintura bem-sucedida.

Etapa 2: Escolha a cor ou as cores

Antes de ficar sobrecarregado com todas as amostras de tinta, comece a identificar algumas características básicas de cores que você gostaria: tons quentes ou frios, um tom neutro ou mais saturado, quais cores ficarão bem com os móveis que você já tem. Uma vez que as opções se reduzem, você pode começar a testar as cores e ver como elas ficam em diferentes momentos do dia.

como pintar um ambiente

Etapa 3: Separe os materiais necessários

Cada projeto é diferente e pode exigir ferramentas diferentes, mas aqui está uma lista dos itens essenciais para uma pintura:

  • Tinta
  • Rolo de tinta
  • Panos de chão
  • Espátula
  • Pincéis
  • Bandeja
  • Lixa
  • Fita isolante para pintura

como pintar um ambiente

Etapa 4: Descubra quanto de tinta você precisará

Nas embalagens das tintas está a especificação do rendimento, ou seja, de quantos metros quadrados por demão ela consegue fazer.

Dica: Certifique-se de medir com cuidado não só as paredes, mas também as portas e janelas.

Alguns projetos exigem várias camadas de tinta. Por exemplo, se você estiver querendo transformar paredes vermelhas em paredes brancas, tente aplicar um primer antes de pintar, para reduzir o número de aplicações de tinta.

 

Etapa 5: Dê tempo ao seu projeto

Quanto tempo leva para pintar uma casa? A dura verdade é que pode demorar. Então, programe-se para isso!

Se para o seu projeto você vai precisar aplicar várias camadas de tinta, vai demorar mais do que imagina. Principalmente se você é iniciante.

Dar a si mesmo tempo suficiente garantirá que você não vai ficar impaciente ou estressado, nem tentando fazer tudo às pressas.

 

Etapa 6: Proteja o que não quer pintar

Mesmo profissionais experientes cometem deslizes e deixam gotas de tinta cair nos móveis ou nos pisos dos clientes. É por isso que sugerimos que, antes de começar a mexer com a tinta, você:

  1. Remova a mobília do ambiente ou, pelo menos, leve para longe das paredes (colocando no centro, por exemplo)
  2. Depois de remover a mobília, coloque os panos sobre o chão para garantir que ele fique livre de qualquer mancha de tinta.
  3. Aplique a fita isolante em todos os rodapés e cantos de portas e janelas.
  4. Remova cuidadosamente todas as tampas das tomadas e dos interruptores e aplique fita adesiva para proteger o que ficou na parede da tinta.

como pintar um ambiente

Etapa 7: Misture a tinta

Pegue um bastão de madeira e misture a lata de tinta para garantir que tudo fique com um tom homogêneo. Se você estiver usando várias latas da mesma cor, despeje todas as latas em um balde grande e misture, para ter certeza de que não haverá variação de tom.

 

Etapa 8: Bole uma estratégia antes de começar

Depois que sua tinta estiver misturada, seus materiais a postos, e seu chão e móveis protegidos, faça um plano de como você vai cobrir a parede. Comece do teto para baixo e considere quais paredes estão sendo pintadas de que cor.

Se você decidiu que uma parede vai ter cor mais ousada, pinte primeiro as paredes adjacentes.

Se você estiver transformando uma parede de cor escura em uma de cor mais clara, planeje aplicar uma demão de primer e, em seguida, duas demãos da nova cor, para garantir que a cor antiga não se sobressaia.

Quando a parede estiver seca ao toque, você poderá aplicar a próxima camada.

 

Etapa 9: Ventile o ambiente

Os ambientes úmidos demoram muito mais para secar. Então abra uma janela ou coloque um ventilador para garantir a circulação do ar, visando acelerar o processo de secagem. Sem contar que isso ajuda a minimizar o cheiro desagradável da tinta.

 

Etapa 10: Limpe os pincéis

Depois de terminar o trabalho, talvez você esteja tão cansado a ponto de querer deixar os pincéis cobertos de tinta. O problema é que se a tinta secar, eles ficarão inutilizáveis. Então, reserve um tempinho extra para salvar seus pincéis.

Se você usou uma tinta à base de látex / água, lavar com água e sabão já será suficiente.

Se você usou tinta à base de óleo, os pincéis precisarão ser limpos com varsol ou thinner.

Além disso, não se esqueça de remover toda a fita isolante das paredes e de recolher todos os panos que estão cobrindo o chão ou os móveis.

Saber como pintar um ambiente é um conhecimento bastante útil se você tiver planos de personalizar seu espaço.

Agora, você está mais do que pronto para colocar a mão na massa! Boa pintura!