Ainda restam dúvidas de Como comprar um imóvel na Caixa Habitação? A finalidade deste artigo é auxiliar os cidadãos a adquirirem a sua casa própria.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza alguns meios que facilitam a compra do imóvel, essa aquisição fica mais fácil ainda se houver algum vínculo com o banco (conta salário, FGTS, Conta poupança…).

Ainda é grande a quantidade de pessoas que não tem a sua casa própria, por conta disso, o Governo traz alguns programas que facilitam a aquisição do bem.

O mais conhecido e mais requisitado é o Minha Casa, Minha vida. A proposta do Governo é baratear as parcelas dos imóveis, deixando em condição para a maioria dos brasileiros.

Como funciona o programa Minha Casa, Minha vida

Nem todos que querem optar por um financiamento conseguem, há uma série de requisitos e análises para poder ter o crédito aprovado. Pensando nisso, o Governo Federal Criou o minha casa, minha vida.

imovel caixa habitacao


O programa tem como intuito facilitar que as famílias de baixa renda adquiriram o seu imóvel com condições especiais.

As informações sobre o programa se encontram no site da Caixa. Você pode acessar através deste link, ou por aqui. Também é possível obter mais informações nas agências da Caixa Econômica.

Documentos necessários Caixa Habitação

A Caixa Habitação está facilitando a vida das pessoas com os seus financiamentos imobiliários. Para isso, é necessário estar com a documentação atualizada e não pode ter restrições no CPF (SPC/SERASA).

Veja abaixo a lista de documentos necessários para realizar o financiamento da casa própria:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de registro civil (casamento ou nascimento);

Lista de documentos necessários

Após reunir os documentos necessários, basta se dirigir à uma das agências da Caixa e solicitar o financiamento. A dica é: procurar os imóveis antes de solicitar o financiamento, reunir todas as informações como: Tamanho do empreendimento, valores, valor de condomínio.

Essas informações podem facilitar no ato do cálculo junto ao setor responsável pelo financiamento.

Como comprar um imóvel na Caixa Habitação

Os bancos geralmente precisam da garantia de que o empréstimo/financiamento terá o retorno como estipulado no contrato. Por conta disso, é necessário que o cidadão esteja em dias com as empresas protetoras de crédito (SPC/SERASA).

Outro passo fundamental para uma melhor relação com o banco é manter algum tipo de movimentação financeira. Se o plano for comprar o imóvel Caixa Habitação daqui a alguns meses, é recomendável abrir uma conta poupança, conta salário ou algum outro produto da Caixa e efetuar movimentações. Essa é uma dica dada por especialistas para facilitar a aprovação do crédito.

O financiamento da Caixa Habitação é feito presencialmente com um dos gerentes da agência da sua escolha. Após reunir todas as informações do empreendimento, basta solicitar o crédito de acordo com o valor do imóvel a ser comprado. 

Na maioria das vezes os valores simulados podem ter divergências dos valores reais do financiamento, é necessário saber dessa informação para não se deparar com valores que não estejam dentro do orçamento.