Cigarro em condomínio: das regras ao bom senso

Espalhe pros amigos:


cigarro condominio

Cigarro nas áreas comuns do condomínio

Vale lembrar que existem leis hoje no brasil que proíbem o fumo em locais fechados, ou seja áreas comuns que existem alguma espécie de cobertura como lonas, telhados, por exemplo, são proibidas por lei de fumar no seu interior.

 

Obviamente outras áreas como escadas também são proibidas e você acaba vendo isto com uma certa frequência.

Alguns locais criam por exemplo áreas para fumantes, porém essas são sempre em locais abertos e de preferência distante de outros locais onde possam ter não fumantes. 

 

Fumar dentro de casa é proibido?

O ato de fumar dentro do apartamento não é proibido, na verdade fumar dentro de seu apartamento é amparado por lei porém acaba que precisa de um pouco de bom senso aqui nesta parte , por exemplo:

cigaror condominio

Algumas pessoas fazem o uso de cigarro em seu apartamento e acabam jogando “bituca” de cigarro pela janela isto com o vento podendo levar para casa dos vizinhos do lado ou de baixo acaba sendo um baita incômodo porém que não está previsto em lei mas entende-se como bom senso que é uma péssima prática.

Outra coisa é que dependendo da hora o vento joga toda a fumaça com cheiro forte de cigarro para dentro da casa dos vizinhos que possivelmente não fumam, o que acarreta sempre em dores de cabeça e reclamações.


 

Maconha nos condomínios

É recorrente a reclamação de vizinhos fumando maconha, e o cheiro vir através das janelas e encher a casa de quem não fuma maconha com o cheiro, e acaba por gerar uma situação complicada principalmente pois a pessoa pode achar que é um determinado vizinho e na verdade ser outro.

 

Para evitar acusações sem provas é necessário que a empresa que administra o condomínio saiba aproveitar as assembleias para debater o tema e sugerir boas alternativas para resolver o problema, como por exemplo incentivar aos vizinhos utilizar o Livro de reclamações e ocorrências do condomínios “ livro de queixas” para que possam ser levadas às assembleias e colocadas em pautas na reunião.

Campanha de conscientização dentro de condomínios

 

Assim como citado acima existe uma gama de ações que as empresas que administram o condomínio podem resolver operar para facilitar a resolução de conflitos e também na retirada de dúvidas por parte dos moradores.

 

Algumas empresas oferecem por exemplo aplicativos com múltiplas funcionalidades , uma delas pode ser por exemplo o guia de utilização de certos espaços do condomínio, formas mais simples de abrir uma reclamação , etc.

 

Empresas de administração de condomínio e os desafios

Como vimos neste conteúdo uma empresa de administração de condomínios tem inúmeros desafios para vencer todos os dias pois bom senso é algo subjetivo, em alguns casos é preciso de bastante energia para que possa oferecer o melhor serviço e reduzir os problemas porém quanto maior for o condomínio e o número de pessoas vivendo no mesmo local fica difícil evitar certos tipos de problemas.

 

O ideal é que seja uma empresa que já tem experiência no mercado para poder utilizar não somente da experiência prévia mas também do jogo de cintura nas horas que forem preciso.

Gostaram das dicas pessoal? Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Espalhe pros amigos: