Espalhe pros amigos:

Adquirir seu próprio imóvel é o sonho de grande parte dos brasileiros e escolher um local adequado para você, por mais prazeroso que possa ser, também é uma tarefa desafiadora. Isso porque, cada um deles possui diferentes características e cada família, casal ou pessoa possui suas necessidades, desejos e demandas. Sendo assim, entender as vantagens e desvantagens das casas e apartamentos é essencial para encontrar a melhor opção para seu estilo de vida. 

Casa ou apartamento: Qual a melhor opção?

casa ou apartamento

Ambos possuem diversas diferenças e atendem distintas exigências de mercado. Então, antes de fechar o negócio com sua imobiliária, leia o post de hoje para que você entenda de uma vez por todas quais são as diferenças entre casa e apartamento, para finalmente comprar seu imóvel. 

O que levar em conta no momento de escolher seu imóvel?

Existem diversos fatores que influenciam no momento de escolher seu imóvel. Um dos principais é o valor que cada um pode disponibilizar para realizar a compra. Sendo assim, é essencial criar um planejamento financeiro e adquirir um imóvel que caiba em seu orçamento para não causar problemas futuros.

Após realizar esse primeiro passo, você já pode começar a pensar em suas demandas pessoais, como objetivos profissionais, se pretende ter filhos ou aumentar sua família, estilo de vida, se deseja adotar animais de estimação, entre outros. Com isso, você já será capaz de construir uma boa base para encontrar a melhor opção.

Como começar a escolher?

Por mais que existam estereótipos de que solteiros e casais preferem apartamentos e casas são indicadas apenas para famílias grandes e tradicionais, isso não é regra. Afinal, além de identificar suas necessidades, também é importante considerar outros fatores, como gostos e identificação com o espaço. Afinal, não adianta você ser solteiro e morar em apartamento, se não gosta do ambiente, certo? Sendo assim, confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel.

Vantagens das casas

minha casa regulamento

Liberdade

Algumas pessoas só se sentem livres quando moram em casas, visto que elas não exigem regras impostas por condomínios, ao contrário dos apartamentos por exemplo.

Maior espaço

Por esse motivo, as pessoas podem criar suas plantas ao ar livre, ter animais de estimação sem preocupações e até mesmo ter mais espaços de lazer.

Mais privacidade


A ausência de vizinhos muito próximos promove maior sensação de liberdade e privacidade para quem escolhe morar em casa. Afinal, não precisam se preocupar a todo momento se os vizinhos irão escutar tudo o que você faz no conforto de seu lar. 

Espaço de lazer

Em casas você pode ter um espaço só seu para relaxar e curtir com os amigos e familiares. Seja na piscina, jardim ou espaço gourmet, não é preciso se preocupar com as pessoas em sua volta. 

Desvantagens das casas

Segurança

Ao contrário de apartamento, as casas não possuem sua segurança garantida por outras pessoas. A não ser que você more em um condomínio horizontal, será preciso criar seu próprio sistema de segurança, com alarmes, portões reforçados, cerca elétrica, câmeras, entre outros. Tudo isso pode sair mais caro do que o imaginado.

Manutenção trabalhosa

Por mais que você não pague taxas de condomínios ao morar em casas, você precisa realizar toda a manutenção necessária, como a limpeza do jardim, piscina, manutenções preventivas, entre outros. Assim como a questão de segurança, aqui você pode desembolsar um valor maior que até mesmo a taxa de condomínio do prédio. 

Vantagens de apartamentos

serviço home office 2

Segurança

Para quem mora sozinho ou até mesmo famílias com crianças, os apartamentos tendem a ser mais seguros do que casas. Isso porque, possuem portaria, sistema de segurança e ainda que vá viajar, pode contar com seus vizinhos mais próximos, além disto, caso você opte por comprar um apartamento na planta, seu imóvel irá valorizar muito ao longo do tempo e você estará pagando menos inicialmente.

Praticidade

Por mais que seja necessário pagar uma taxa para o condomínio, os prédios de hoje em dia possuem áreas de lazer, como piscina, parquinhos, academia, sauna, quadras, entre outros. Com isso, você tem maior praticidade em seu dia a dia, além de economizar com clubes, academias, entre outros meios de diversão. 

Desvantagens de apartamentos

Menos privacidade

Os apartamentos possuem pouco espaço privativo, ou seja, sua privacidade será somente dentro de seu apartamento. Sendo assim, você irá precisar dividir espaços como piscina, academia, parques e sauna com outros moradores e até mesmo seus convidados. Além disso, as paredes hoje em dia são mais finas, fazendo com que você ouça seus vizinhos e vice-versa.

Maior fluxo de pessoas

É fato que, mesmo com a portaria, os edifícios possuem maior fluxo e movimento de pessoas estranhas do que em uma casa.

Bom, agora que você já entendeu todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel, você já pode conversar com sua imobiliária para que ela procure o espaço ideal, seja para você ou sua família. Não se esqueça de informar seus gostos, necessidades e desejos para que ela seja capaz de encontrar locais que te agradem e você se sinta bem. 


Casa ou apartamento: Qual a melhor opção?

Espalhe pros amigos: